Desafios e possibilidades do uso de tecnologias como ferramenta didática no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSyryczyk, Edilberto Fernandes-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Claudilene Vendrametto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745645-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado à Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia, Campus de Vilhena, como requisito parcial para obtenção de Título de Especialização de Ensino de Ciências e Matemática.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo teve como finalidade identificar quais os fatores que dificultam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta de ensino na disciplina de matemática. A escolha do tema surgiu da necessidade evidenciada, na atual conjuntura, com a crescente integração da tecnologia no curriculo escolar, de se discutir os desafios e possibilidades quanto a sua utilização no ensino e aprendizagem da disciplina de matemática. Vários estudos têm apontado para o uso das tecnologias como estratégia capaz de tornar mais eficiente e significativa à aprendizagem dos alunos, nessa área do conhecimento, assim como, para os desafios impostos ao processo educativo. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa para a qual foi adotado como método o estudo bibliográfico viabilizado por meio da busca em sites acadêmicos em livros, artigos e teses, fundamentando-se em bases legalmente constituidas como a BNCC e os PCNs e autores como: Lévy (1999), Pereira e Chagas (2016), Ribeiro (2012), Syryczyk (2012), dentre outros. Concluiu-se que é preciso haver investimento na formação inicial e continuada dos educadores matemáticos, nas questões estruturais, e na disponibilização de recursos para que estes profissionais possam desenvolver estratégias utilizando a tecnologia como ferramenta de aprendizagem dos conteúdos e conceitos básicos da matemática, já que inúmeras pesquisas têm revelado a eficácia desse recurso no ensino, da mesma forma, apontam para a relevância da inclusão digital, em especial, para os aspectos relacionados ao uso consciente dessas tecnologias e a falta de recursos financeiros em adquiri-las-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Título: dc.titleDesafios e possibilidades do uso de tecnologias como ferramenta didática no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.