Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Syryczyk, Edilberto Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Claudilene Vendrametto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/660 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745645 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado à Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia, Campus de Vilhena, como requisito parcial para obtenção de Título de Especialização de Ensino de Ciências e Matemática. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo teve como finalidade identificar quais os fatores que dificultam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta de ensino na disciplina de matemática. A escolha do tema surgiu da necessidade evidenciada, na atual conjuntura, com a crescente integração da tecnologia no curriculo escolar, de se discutir os desafios e possibilidades quanto a sua utilização no ensino e aprendizagem da disciplina de matemática. Vários estudos têm apontado para o uso das tecnologias como estratégia capaz de tornar mais eficiente e significativa à aprendizagem dos alunos, nessa área do conhecimento, assim como, para os desafios impostos ao processo educativo. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa para a qual foi adotado como método o estudo bibliográfico viabilizado por meio da busca em sites acadêmicos em livros, artigos e teses, fundamentando-se em bases legalmente constituidas como a BNCC e os PCNs e autores como: Lévy (1999), Pereira e Chagas (2016), Ribeiro (2012), Syryczyk (2012), dentre outros. Concluiu-se que é preciso haver investimento na formação inicial e continuada dos educadores matemáticos, nas questões estruturais, e na disponibilização de recursos para que estes profissionais possam desenvolver estratégias utilizando a tecnologia como ferramenta de aprendizagem dos conteúdos e conceitos básicos da matemática, já que inúmeras pesquisas têm revelado a eficácia desse recurso no ensino, da mesma forma, apontam para a relevância da inclusão digital, em especial, para os aspectos relacionados ao uso consciente dessas tecnologias e a falta de recursos financeiros em adquiri-las | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Título: dc.title | Desafios e possibilidades do uso de tecnologias como ferramenta didática no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: