Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Maily Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Eller, Beatriz da Conceição Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/249 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745639 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia–IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo apresentar por meio da combinação do uso de recursos lúdicos e jogos matemáticos o estudo de análise combinatória e probabilidade. O trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica em sites virtuais e livros sobre o assunto, mostrando o pensamento do autor em relação aos jogos matemáticos. O interesse pelo tema surgiu depois de executar uma atividade que foi desenvolvida em sala de aula na disciplina “oficina de material pedagógico” durante o 7º período do curso Licenciatura em Matemática ofertado pelo IFRO campus Cacoal, visando unir jogos e matemática em algo totalmente novo com o objetivo de que, ao ser aplicado nas aulas de matemática os alunos possam se divertir ao aprender. Portanto, ele tenta apresentar os benefícios e os motivos para usar essa metodologia nas aulas de matemática. Nesta pesquisa, objetivamos apresentar o jogo da senha e seus benefícios para ensinar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC). | - |
Descrição: dc.description | This work aims to present, through the combination of the use of recreational resources and mathematical games, the study of combinatorics and probability. The work carried out a bibliographical research in virtual sites and books on the subject, showing the author's thought in relation to mathematical games. Interest in the topic arose after carrying out an activity that was developed in the classroom in the discipline "pedagogical material workshop" during the 7th period of the Licentiate Degree in Mathematics course offered by the IFRO campus Cacoal, aiming to unite games and mathematics in something completely new with the objective that, when applied in math classes, students can have fun learning. Therefore, he tries to present the benefits and reasons for using this methodology in math classes. In this research, we aim to present the password game and its benefits to teach the Fundamental Principle of Counting (PFC). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Combinatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combinatorial Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Título: dc.title | Brincando e aprendendo: o uso de recursos lúdicos para estudo de análise combinatória e probabilidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: