Brincando e aprendendo: o uso de recursos lúdicos para estudo de análise combinatória e probabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Maily Marques-
Autor(es): dc.creatorEller, Beatriz da Conceição Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745639-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia–IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apresentar por meio da combinação do uso de recursos lúdicos e jogos matemáticos o estudo de análise combinatória e probabilidade. O trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica em sites virtuais e livros sobre o assunto, mostrando o pensamento do autor em relação aos jogos matemáticos. O interesse pelo tema surgiu depois de executar uma atividade que foi desenvolvida em sala de aula na disciplina “oficina de material pedagógico” durante o 7º período do curso Licenciatura em Matemática ofertado pelo IFRO campus Cacoal, visando unir jogos e matemática em algo totalmente novo com o objetivo de que, ao ser aplicado nas aulas de matemática os alunos possam se divertir ao aprender. Portanto, ele tenta apresentar os benefícios e os motivos para usar essa metodologia nas aulas de matemática. Nesta pesquisa, objetivamos apresentar o jogo da senha e seus benefícios para ensinar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC).-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present, through the combination of the use of recreational resources and mathematical games, the study of combinatorics and probability. The work carried out a bibliographical research in virtual sites and books on the subject, showing the author's thought in relation to mathematical games. Interest in the topic arose after carrying out an activity that was developed in the classroom in the discipline "pedagogical material workshop" during the 7th period of the Licentiate Degree in Mathematics course offered by the IFRO campus Cacoal, aiming to unite games and mathematics in something completely new with the objective that, when applied in math classes, students can have fun learning. Therefore, he tries to present the benefits and reasons for using this methodology in math classes. In this research, we aim to present the password game and its benefits to teach the Fundamental Principle of Counting (PFC).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Combinatória-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCombinatorial Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Título: dc.titleBrincando e aprendendo: o uso de recursos lúdicos para estudo de análise combinatória e probabilidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.