O ensino de matemática: considerações sobre a apropriação do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinho, Claudinei de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSoares, Tatiana de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/266-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745609-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionA matemática está presente em toda a escolarização do ensino básico e no núcleo comum das grades e ementas curriculares de muitos cursos de graduação. Já na educação infantil, a criança por menor que seja a sua idade vai, aos poucos, adquirindo noções de agrupamento, de totalidade, de grandeza e de quantidade, principalmente no repartir, no encontrar, selecionar, organizar suas atividades, objetos, materiais e até pessoas. Não lhes faltam situações onde a matemática e a geometria esteja presente, e mesmo sem perceber, o indivíduo vive sempre num contexto cercado de raciocínio e operações mentais. há algum tempo, a globalização trouxe para o cotidiano das pessoas as questões numéricas em dígitos do número da carteira de trabalho, do CPF ou do seu RG, e cada dia cresce mais a presença da matemática no contexto humano, chegando ao passo que, mesmo as pessoas que que não dominam às tecnologias em seu cotidiano são inseridos nela. Pode se dizer que o uso da tecnologia no tocante ao ensino da matemática é mais simples que se imagina e também mais abrangente que aparenta ser, pois movimenta todo o desenvolvimento social e econômico da modernidade. Saber como apropriar-se desses saberes e como melhorar a aprendizagem não somente na área das exatas, mas também em relação as vivências, percebe-se aí um dos maiores objetivos do uso da tecnologia, pois afinal de contas isso é a globalização.-
Descrição: dc.descriptionMathematics is present in all basic education schooling and in the common core of the curricular grids and syllabi of many undergraduate courses. In early childhood education, however, children, no matter how young their age, will gradually acquire notions of grouping, totality, magnitude and quantity, especially in sharing, finding, selecting, or ganizing their activities, objects, materials and even people. There is no lack of situations where mathematics and geometry are present, and even without realizing it, the individual always lives in a context surrounded by reasoning and mental operations. For some time now, globalization has brought to people's daily lives the numerical questions in digits of the work card number, CPF or RG, and each day the presence of mathematics in the human context grows, reaching the point that, even people who do not master the tech nologies in their daily lives are included in it. It can be said that the use of technology in the teaching of mathematics is simpler than one imagines and also more comprehensive than it appears to be, as it drives the entire social and economic development of moder nity. Knowing how to appropriate this knowledge and how to improve learning not only in the area of exact sciences, but also in relation to experiences, and that is where one of the biggest objectives of the use of technology is perceived, because after all this is glob alization.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectApropriação do saber-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge appropriation-
Título: dc.titleO ensino de matemática: considerações sobre a apropriação do conhecimento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.