Caminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAristiano, Jefferson Vargas-
Autor(es): dc.creatorMatos, Larissa Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/753-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745608-
Descrição: dc.descriptionArtigo Científico apresentado ao curso Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Bióloga.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo compreender a relação entre duas importantes instituições, sendo elas, família e escola, e suas relevâncias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem utilizada para essa pesquisa é de natureza Quali-quantitativa. A pesquisa ocorreu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro, situado na cidade de Colorado do Oeste - Rondônia. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, o questionário criado e aplicado através da ferramenta Google Forms, tendo como público alvo alunos do 9º ano do ensino fundamental, nos pais desses alunos e na equipe pedagógica da escola em questão. Para a escolha dos diferentes participantes foi considerada a necessidade em ouvir os distintos públicos a respeito desse tema, considerando as perspectivas dos principais sujeitos envolvidos no ambiente educacional. Com base nesta pesquisa, é relevante destacar que tanto a família como a escola precisam estar cientes de que o envolvimento dos pais terá efeitos positivos no envolvimento escolar dos alunos, bem como no seu desempenho escolar. Contudo, as medidas requeridas para essa aproximação demandam tempo e são de resposta gradual.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to understand the relationship between two important institutions, namely family and school, and their relevance in the teaching and learning process of adolescents. The approach used for this research is qualitative-quantitative in nature. The research took place at the Paulo de Assis Ribeiro State Elementary and Secondary School, located in the city of Colorado do Oeste - Rondônia. The questionnaire created and applied using the Google Forms tool was used as a data collection instrument, targeting students in the 9th year of elementary school, the parents of these students and the pedagogical team of the school in question. When choosing the different participants, the need to listen to different audiences regarding this topic was considered, considering the perspectives of the main actors involved in the educational environment. Based on this research, it is important to highlight that both families and schools need to be aware that parental involvement will have positive effects on students' academic involvement, as well as their academic performance. However, the measures required for this approach take time and require a gradual response.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Colorado do Oeste-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscola - família-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School-
Palavras-chave: dc.subjectSchool learning-
Título: dc.titleCaminhos para excelência educacional: as vozes de alunos, pais e equipe pedagógica na relação família-escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.