O Ensino e aprendizagem de física para alunos surdos nas produções acadêmicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Marcia de Fátima Barbosa-
Autor(es): dc.creatorEsteves, Ana Paula de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/717-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745597-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo, intitulado O Ensino e aprendizagem de física para alunos surdos nas produções acadêmicas, sob Orientação da Prof. Marcia de Fátima Barbosa Corrêa, apresentado pela aluna Ana Paula de Castro Esteves a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do título de graduada em Licenciatura em Física.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa é um estudo sobre o ensino e aprendizagem de física para alunos surdos, teve como objetivo analisar produções acadêmicas sobre os desafios e possibilidades enfrentados pelos professores de Física. Em relação ao tipo de pesquisa, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e bibliográfica. Teve como resultado principal os desafios da necessidade de formação do professor e interprete de Libras, além da falta de recursos didáticos e a ausência de sinais específicos, e como possibilidade foram encontradas o uso de recursos tecnológicos, experimentos, jogos adaptados e a capacitação dos professores. Em relação às considerações finais, demonstrou que ainda faltam políticas públicas efetivas que incentivem e proporcionem a habilitação dos professores para atuação com esse público tanto durante a formação inicial quanto na formação continuada.-
Descrição: dc.descriptionThis research is a study on teaching and learning physics for deaf students. It aimed to analyze academic productions on the challenges and possibilities faced by physics teachers. Regarding the type of research, it is a descriptive research, with a qualitative and bibliographical approach. The main result was the challenges of the need for training Libras teachers and interpreters, in addition to the lack of teaching resources and the absence of specific signs, and as a possibility the use of technological resources, experiments, adapted games and teacher training were found. . Regarding final considerations, it demonstrated that there is still a lack of effective public policies that encourage and provide the qualification of teachers to work with this public both during initial training and in continuing training.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAluno Surdo-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Physics-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf Student-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Título: dc.titleO Ensino e aprendizagem de física para alunos surdos nas produções acadêmicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.