O uso do jogo como metodologia de ensino da Matemática: uma maneira de amenizar as barreiras existentesna transiçâo do 5° para o 6° ano

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarboza, Claudemir Miranda-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Adriano Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745594-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem a finalidade de expor os benefícios da utilização de jogos como facilitadores na transposição de barreiras inerentes à transição escolar do 5º ano (ensino fundamental I) para o 6º ano (ensino fundamental II). Para tanto, apresentou-se breve histórico dos jogos e aprendizado, além da organização curricular do ensino da matemática do 5º e 6º ano demonstrando os níveis de aprendizado esperados, e por fim, indicou-se jogos matemático e seus possíveis benefícios para facilitar o aprendizado dos alunos utilizando como base as experiências realizadas com turmas reais, relatadas em estudos científicos. A elaboração se deu por meio de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos com a temática dos jogos e aprendizado da matemática. Através da pesquisa foi possível depreender que há alguns pormenores relacionados a transição entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental e no que tange ao ensino da matemática os jogos podem servir para superá-los, para gerar um contexto de ensino agradável, uma melhor convivência, bem como, contribuir com a revisão e fixação de conteúdos trabalhados anteriormente.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to expose the benefits of using games as facilitators in overcoming barriers inherent in the school transition from the 5th year (elementary school I) to the 6th year (elementary school II). To this end, a brief history of games and learning was presented, in addition to the curricular organization of teaching mathematics in the 5th and 6th grades, demonstrating the expected learning levels, and finally, mathematical games and their possible benefits to facilitate learning were indicated. of the students using as a basis the experiences carried out with real classes, reported in scientific studies. The elaboration took place through bibliographical research in books and periodicals with the theme of games and mathematics learning. Through the research it was possible to infer that there are some details related to the transition between the 5th and 6th year of elementary school and with regard to the teaching of mathematics, games can serve to overcome them, to generate a pleasant teaching context, a better coexistence , as well as contributing to the revision and fixation of previously worked contents.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Título: dc.titleO uso do jogo como metodologia de ensino da Matemática: uma maneira de amenizar as barreiras existentesna transiçâo do 5° para o 6° ano-
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