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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Gadelha, Henrique Miranda Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/598 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745590 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso entregue ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do título de Arquiteto e Urbanista. | - |
Descrição: dc.description | Os aglomerados urbanos são formados a partir de todas as transformações que ocorrem ao longo do tempo, dessa forma, através da colonização da Amazônia e o desbravamento do estado de Rondônia fez com surgissem algumas concentrações urbanas. Entre essas, através da exploração madeireira, o atual Município de Chupinguaia que após este ciclo, torna-se um grande produtor de gado e grãos do estado. Na intenção de entender a evolução urbana de Chupinguaia, o artigo retrata sobre o crescimento urbano de cidades de pequeno porte, a importância do planejamento urbano e o conceito de cidade caminhável. Dessa forma os principais objetivos foram analisar os obstáculos da malha urbana, além de propor um macrozoneamento com conceito de cidade caminhável. Nesse contexto, a metodologia utilizada parte de pesquisa bibliográfica, para a formação de referencial teórico, seguida de análises feitas in loco, registros fotográficos e softwares. Com base nas análises constatou-se que a malha urbanizada possui uma grande presença de vazios urbanos e uma descontinuidade entre bairros. A cidade está próxima à duas áreas de preservação permanente, e com o aumento demográfico, fez com que algumas áreas fossem invadidas. Dessa maneira, propõe-se um modelo de macrozoneamento para minimizar tais adversidades e formar uma cidade caminhável. Logo, conclui-se que cidades de pequeno porte necessitam de planejamento urbano para garantir qualidade de vida e segurança às gerações presentes e futuras | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidade caminhável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolução urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Título: dc.title | Macrozoneamento urbano em Chupinguaia/RO: uma proposta para cidade pequena | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
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