
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Valim, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Danner, Leno Francisco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/863 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745582 | - |
| Descrição: dc.description | Artigo publicado como capitulo do livro: Consturando Saberes - Novas Perspectivas, na Editora Seven, por servidores da UNIR e IFRO- Campus porto Velho Calama. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho objetivou analisar a importância do ensino decolonizador da literatura indígena brasileira contemporânea na difusão e defesa das culturas originárias marcadas pela base epistêmico ancestral da tradição oral. A passagem da oralidade para a literatura, feita por escritores indígenas, revela voz-práxis-política em defesa das culturas originárias, na preservação das tradições, na proteção da natureza e na preocupação com a possibilidade de aniquilamento da humanidade pela falta de cuidado com o meio ambiente. A metodologia é pesquisa teórica apoiada na leitura e análise das obras de autores indígenas como: Ailton Krenak (2019) e Davi Kopenawa (2015), conta ainda com o estudo do pesquisador: Leno Francisco Danner (2020). Conclui-se que os ensinamentos da tradição oral encontram espaço na literatura atualizando e disseminando seus saberes produzindo engajamento social, visando transformação de corações e mentes proporcionado pela fixação da palavra falada e escrita na sociedade brasileira contemporânea sobre as questões indígenas. | - |
| Descrição: dc.description | The present work aimed to analyze the importance of the decolonizing teaching of indigenous literature in the diffusion and defense of original cultures marked by the epistemic ancestral basis of oral tradition.The passage from orality to literature, made by indigenous writers, reveals voice-praxis-politics in defense of native cultures, in the preservation of traditions, in the protection of nature and concern about the possibility of annihilation of humanity by the lack of care for the environment. The methodology is theoretical research supported by reading and analysis of the works of indigenous authors such as: Ailton Krenak (2019) and Davi Kopenawa (2015), he also counts with the study of the researcher: Leno Francisco Danner (2020).It is concluded that the teachings of the Oral tradition finds space in literature, updating and disseminating their knowledge, producing social engagement, aiming at the transformation of hearts and minds provided by the fixation of the spoken and written word in contemporary Brazilian society on indigenous issues. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Seven Publicações Acadêmicas | - |
| Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indígena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contemporânea | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indigenous | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contemporary | - |
| Título: dc.title | Por uma decolonização epistêmico-literária: a importância do ensino da literatura indígena brasileira contemporânea | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: