Por uma decolonização epistêmico-literária: a importância do ensino da literatura indígena brasileira contemporânea

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorValim, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorDanner, Leno Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745582-
Descrição: dc.descriptionArtigo publicado como capitulo do livro: Consturando Saberes - Novas Perspectivas, na Editora Seven, por servidores da UNIR e IFRO- Campus porto Velho Calama.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho objetivou analisar a importância do ensino decolonizador da literatura indígena brasileira contemporânea na difusão e defesa das culturas originárias marcadas pela base epistêmico ancestral da tradição oral. A passagem da oralidade para a literatura, feita por escritores indígenas, revela voz-práxis-política em defesa das culturas originárias, na preservação das tradições, na proteção da natureza e na preocupação com a possibilidade de aniquilamento da humanidade pela falta de cuidado com o meio ambiente. A metodologia é pesquisa teórica apoiada na leitura e análise das obras de autores indígenas como: Ailton Krenak (2019) e Davi Kopenawa (2015), conta ainda com o estudo do pesquisador: Leno Francisco Danner (2020). Conclui-se que os ensinamentos da tradição oral encontram espaço na literatura atualizando e disseminando seus saberes produzindo engajamento social, visando transformação de corações e mentes proporcionado pela fixação da palavra falada e escrita na sociedade brasileira contemporânea sobre as questões indígenas.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aimed to analyze the importance of the decolonizing teaching of indigenous literature in the diffusion and defense of original cultures marked by the epistemic ancestral basis of oral tradition.The passage from orality to literature, made by indigenous writers, reveals voice-praxis-politics in defense of native cultures, in the preservation of traditions, in the protection of nature and concern about the possibility of annihilation of humanity by the lack of care for the environment. The methodology is theoretical research supported by reading and analysis of the works of indigenous authors such as: Ailton Krenak (2019) and Davi Kopenawa (2015), he also counts with the study of the researcher: Leno Francisco Danner (2020).It is concluded that the teachings of the Oral tradition finds space in literature, updating and disseminating their knowledge, producing social engagement, aiming at the transformation of hearts and minds provided by the fixation of the spoken and written word in contemporary Brazilian society on indigenous issues.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSeven Publicações Acadêmicas-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectIndígena-
Palavras-chave: dc.subjectContemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonization-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectIndigenous-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary-
Título: dc.titlePor uma decolonização epistêmico-literária: a importância do ensino da literatura indígena brasileira contemporânea-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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