Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Elza Paula-
Autor(es): dc.creatorDantas, Ana Cláudia Perez-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Dayanne Barroso de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745579-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Química.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo consiste em um levantamento quantitativo, que objetivou analisar os trabalhos publicados, o local de elaboração das publicações com a temáticas jogos didáticos, pesquisar os tipos de instituições originárias das publicações e identificar quais os níveis de atividades acadêmicas dos autores no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) nas edições de 2016 e 2018. A escolha dessas duas edições foi devido ao período pandêmico do Corona vírus (COVID-19), com esses acontecimentos a edição de 2020 foi adiada e ocorrida em março de 2021, como teríamos um curto prazo para a pesquisa e entrega, escolhemos as edições XVIII e XIX por constituírem trabalhos mais atualizados, sendo que desde a década de 80 vem ocorrendo esse evento. Para isso, realizou-se o levantamento dos dados mediante consulta aos anais do evento, organizados para melhor visualização o método de gráficos. Desse modo, evidenciou-se uma diminuição gradativa no ano de 2018 sendo realizado na região Norte pela primeira vez. Portanto, os resultados possibilitam o encaminhamento e adequação de novas pesquisas considerando o ENEQ como espaço de ampla divulgação da produção científica.-
Descrição: dc.descriptionThis article consists of a quantitative survey, which aimed to analyze the published works, the place of elaboration of publications with thematic educational games, research the types of institutions originating from the publications and identify the levels of academic activities of the authors in the National Education Meeting of Chemistry (ENEQ) in the 2016 and 2018 editions. The choice of these two editions was due to the Corona virus pandemic period (COVID-19), with these events the 2020 edition was postponed and took place in March 2021, as we would have a Short term for research and delivery, we chose the XVIII and XIX editions as they are the most up-to-date works, and since the 1980s this event has been taking place. For this, the data collection was carried out by consulting the event proceedings, organized for better visualization by the graphics method. Thus, there was a gradual decrease in the year 2018, being held in the North region for the first time. Therefore, the results make it possible to forward and adapt new research, considering the ENEQ as a space for wide dissemination of scientific production.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Guajará-Mirim-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectENEQs-
Palavras-chave: dc.subjectJogos Didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectENEQs-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectLudic-
Título: dc.titleLevantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.