Discalculia, um mapeamento de conhecimento docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Vera Lúca Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorBarrim, Surma Torejiani da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/363-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745578-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas e a pesquisa de campo através de formulário do Google Forms com a participação de professores das escolas estaduais da área urbana do município de Vilhena – RO, que atendem aluno do ensino fundamental II. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, o que dificulta o diagnóstico precoce, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Os participantes da pesquisa reconhecem a necessidade de formação continuada, para adquirirem o conhecimento e poder identificar o estudante com discalculia, saber como trabalhar para que o processo de ensino aprendizagem aconteça sem prejuízo ao estudante.-
Descrição: dc.descriptionThe article presents the main concepts and characteristics of dyscalculia, identifying the specifications of the learning disorder in mathematics. The research was carried out through bibliographic reviews and field research through Google Forms with the participation of teachers from state schools in the urban area of the municipality of Vilhena - RO, who serve elementary school students II. It was found that this learning disorder is still little known in the educational environment, which makes early diagnosis difficult, promoting methodologies that are not suitable for dyscalculus students, attracting great frustration and low school performance. It was identified that the biggest challenge is how to teach, that is, how to apply methodologies that best meet the specificities of dyscalculus. The research participants recognize the need for continuing education, to acquire knowledge and be able to identify the student with dyscalculia, to know how to work so that the teaching-learning process happens without prejudice to the student.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectDiscalculia-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectDyscalculia-
Palavras-chave: dc.subjectLearning disorder-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing training-
Título: dc.titleDiscalculia, um mapeamento de conhecimento docente-
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