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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dias, Wanderson Roger Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Candido, Caroline Costa Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/823 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745577 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Curso de PósGraduação Lato Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação. | - |
Descrição: dc.description | A ascensão das tecnologias digitais na Educação 4.0 tornou-se ubíqua na sociedade, instigando reflexões profundas sobre os processos de formação educacional. Neste contexto, o presente estudo, de natureza qualitativa e embasada em fontes bibliográficas, busca não apenas a expansão, mas também o esclarecimento de conceitos e ideias acerca da integração da informática no complexo cenário do ensino-aprendizagem, especialmente no âmbito da Educação Profissional Tecnológica. A análise aprofundada visa fornecer insights valiosos sobre como a informática se entrelace de maneira intrínseca ao processo educacional, identificando nuances e desafios específicos enfrentados no contexto da formação profissional tecnológica. Além disso, a pesquisa buscou fomentar discussões construtivas sobre as diversas possibilidades para a implementação de uma educação progressista, que esteja alinhada com as competências exigidas no século XXI. Assim, na era da Educação 4.0, a ênfase recai sobre a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, destacando-se não apenas pelo domínio técnico, mas também pela capacidade de adaptabilidade, pensamento crítico e resolução de problemas complexos. O estudo apresentou uma reflexão sobre como a integração das tecnologias digitais pode catalisar a formação de indivíduos dotados de habilidades essenciais para a sociedade atual. Então, no âmbito da Educação 4.0, a proposta foi validar a necessidade premente de desenvolver a capacidade dos educandos para usufruir plenamente das novas tecnologias. Este enfoque não se restringiu à mera utilização das ferramentas digitais, mas priorizou o estímulo e o desenvolvimento das habilidades de criação e inovação. A pesquisa buscou, assim, fornecer subsídios para a formulação de estratégias pedagógicas que promovam uma educação verdadeiramente alinhada com as exigências da sociedade digital contemporânea. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Informática na Educação (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação 4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências do Século XXI. | - |
Título: dc.title | Introdução a Informática aplicada ao processo de ensino-aprendizagem da Educação Profissional Tecnologica: dialogando possibilidades | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
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