Introdução a Informática aplicada ao processo de ensino-aprendizagem da Educação Profissional Tecnologica: dialogando possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Wanderson Roger Azevedo-
Autor(es): dc.creatorCandido, Caroline Costa Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/823-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745577-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Curso de PósGraduação Lato Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação.-
Descrição: dc.descriptionA ascensão das tecnologias digitais na Educação 4.0 tornou-se ubíqua na sociedade, instigando reflexões profundas sobre os processos de formação educacional. Neste contexto, o presente estudo, de natureza qualitativa e embasada em fontes bibliográficas, busca não apenas a expansão, mas também o esclarecimento de conceitos e ideias acerca da integração da informática no complexo cenário do ensino-aprendizagem, especialmente no âmbito da Educação Profissional Tecnológica. A análise aprofundada visa fornecer insights valiosos sobre como a informática se entrelace de maneira intrínseca ao processo educacional, identificando nuances e desafios específicos enfrentados no contexto da formação profissional tecnológica. Além disso, a pesquisa buscou fomentar discussões construtivas sobre as diversas possibilidades para a implementação de uma educação progressista, que esteja alinhada com as competências exigidas no século XXI. Assim, na era da Educação 4.0, a ênfase recai sobre a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, destacando-se não apenas pelo domínio técnico, mas também pela capacidade de adaptabilidade, pensamento crítico e resolução de problemas complexos. O estudo apresentou uma reflexão sobre como a integração das tecnologias digitais pode catalisar a formação de indivíduos dotados de habilidades essenciais para a sociedade atual. Então, no âmbito da Educação 4.0, a proposta foi validar a necessidade premente de desenvolver a capacidade dos educandos para usufruir plenamente das novas tecnologias. Este enfoque não se restringiu à mera utilização das ferramentas digitais, mas priorizou o estímulo e o desenvolvimento das habilidades de criação e inovação. A pesquisa buscou, assim, fornecer subsídios para a formulação de estratégias pedagógicas que promovam uma educação verdadeiramente alinhada com as exigências da sociedade digital contemporânea.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Informática na Educação (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências do Século XXI.-
Título: dc.titleIntrodução a Informática aplicada ao processo de ensino-aprendizagem da Educação Profissional Tecnologica: dialogando possibilidades-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.