O ensino e as aplicações do cálculo vetorial na física: uma abordagem a partir do estudo de forças conservativas e não conservativas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira Júnior, Vlademir Fernandes de-
Autor(es): dc.creatorFeitoza, Nícolas Relvas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745573-
Descrição: dc.descriptionMonografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Calama, como parte do requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Física.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho serão abordadas algumas dificuldades no ato de ensinar Física na Educação Superior, com um olhar mais circunscrito ao contexto do Cálculo Vetorial na Física. Serão também analisadas, brevemente, as dificuldades que circundam o Ensino Básico, como a dificuldade que os alunos e professores possuem de tratar de assuntos mais abstratos como a própria base dos vetores e como esta dificuldade se estende para o Ensino Superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde se analisou diferentes aspectos do Cálculo Vetorial no contexto das forças conservativas e não conservativas, explicando e apresentando os conceitos que os fundamentam, relacionando aspectos do Cálculo com a Física, tais como: trabalho, energia cinética, energia potencial e energia mecânica, fundamentando-as a partir de uma discussão contextualizada com a realidade e com o cálculo, como integrais, derivadas parciais, gradiente, integrais de superfície e rotacional. O objetivo é propor uma perspectiva melhor e tratar os conteúdos e temáticas mais avançadas no ensino aprendizado de Física e Matemática no Ensino Superior, de forma mais ampla e menos mecânica. A conclusão aponta que é produtiva a abordagem interdisciplinar entre Física e Matemática em um contexto mais amplo dentro das forças conservativas e não conservativas, utilizando de diversos recursos didáticos.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, some difficulties in the act of teaching Physics in Higher Education will be addressed, with a more limited look at the context of Vector Calculus in Physics. The difficulties that surround Basic Education will also be briefly analyzed, such as the difficulty that students and teachers have in dealing with more abstract issues such as the very basis of vectors and how this difficulty extends to Higher Education. The methodology used was bibliographic research, where different aspects of Vector Calculus were analyzed in the context of conservative and non-conservative forces, explaining and presenting the concepts that underlie them, relating aspects of Calculus with Physics, such as: work, kinetic energy, potential energy and mechanical energy, basing them from a discussion contextualized with reality and with calculus, such as integrals, partial derivatives, gradient, surface and rotational integrals. The objective is to propose a better perspective and deal with the most advanced contents and themes in the teaching and learning of Physics and Mathematics in Higher Education, in a broader and less mechanical way. The approach based on the interrelationship between Physics and Mathematics in a broader context within the conservative and nonconservative forces is shown to be fruitful, using various didactic resources-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Palavras-chave: dc.subjectRnsino-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectAplicações-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo vetorial-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectCalculus-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectApplications-
Palavras-chave: dc.subjectVector calculus-
Título: dc.titleO ensino e as aplicações do cálculo vetorial na física: uma abordagem a partir do estudo de forças conservativas e não conservativas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.