Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira Júnior, Vlademir Fernandes de | - |
Autor(es): dc.creator | Feitoza, Nícolas Relvas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745573 | - |
Descrição: dc.description | Monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Calama, como parte do requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Física. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho serão abordadas algumas dificuldades no ato de ensinar Física na Educação Superior, com um olhar mais circunscrito ao contexto do Cálculo Vetorial na Física. Serão também analisadas, brevemente, as dificuldades que circundam o Ensino Básico, como a dificuldade que os alunos e professores possuem de tratar de assuntos mais abstratos como a própria base dos vetores e como esta dificuldade se estende para o Ensino Superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde se analisou diferentes aspectos do Cálculo Vetorial no contexto das forças conservativas e não conservativas, explicando e apresentando os conceitos que os fundamentam, relacionando aspectos do Cálculo com a Física, tais como: trabalho, energia cinética, energia potencial e energia mecânica, fundamentando-as a partir de uma discussão contextualizada com a realidade e com o cálculo, como integrais, derivadas parciais, gradiente, integrais de superfície e rotacional. O objetivo é propor uma perspectiva melhor e tratar os conteúdos e temáticas mais avançadas no ensino aprendizado de Física e Matemática no Ensino Superior, de forma mais ampla e menos mecânica. A conclusão aponta que é produtiva a abordagem interdisciplinar entre Física e Matemática em um contexto mais amplo dentro das forças conservativas e não conservativas, utilizando de diversos recursos didáticos. | - |
Descrição: dc.description | In this work, some difficulties in the act of teaching Physics in Higher Education will be addressed, with a more limited look at the context of Vector Calculus in Physics. The difficulties that surround Basic Education will also be briefly analyzed, such as the difficulty that students and teachers have in dealing with more abstract issues such as the very basis of vectors and how this difficulty extends to Higher Education. The methodology used was bibliographic research, where different aspects of Vector Calculus were analyzed in the context of conservative and non-conservative forces, explaining and presenting the concepts that underlie them, relating aspects of Calculus with Physics, such as: work, kinetic energy, potential energy and mechanical energy, basing them from a discussion contextualized with reality and with calculus, such as integrals, partial derivatives, gradient, surface and rotational integrals. The objective is to propose a better perspective and deal with the most advanced contents and themes in the teaching and learning of Physics and Mathematics in Higher Education, in a broader and less mechanical way. The approach based on the interrelationship between Physics and Mathematics in a broader context within the conservative and nonconservative forces is shown to be fruitful, using various didactic resources | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rnsino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo vetorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vector calculus | - |
Título: dc.title | O ensino e as aplicações do cálculo vetorial na física: uma abordagem a partir do estudo de forças conservativas e não conservativas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: