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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Furtado, Kenedy Daniel Calegari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/716 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745568 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo, intitulado Física dos submarinos: explorando a hidrostática com python, sob Orientação do Prof. Mauro Guilherme Ferreira Bezerra, apresentado pelo aluno Kenedy Daniel Calegari Furtado a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Física. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma simulação física sobre os fenômenos de hidrostática, utilizando como base a linguagem de programação Python para futuras aplicações nas aulas de física do ensino médio. A motivação para o trabalho surgiu a partir de notícia sobre o submersível Titan que teve grande repercussão mundial, e muitas dúvidas sobre o fenômeno de implosão. A escolha pela linguagem Python foi devido à sua facilidade em adicionar parâmetros que condicionam a uma simulação com mais precisão. A metodologia da pesquisa inclui a introdução à programação em Python, a definição de constantes físicas, o cálculo da pressão e a apresentação de diferentes parâmetros. Como resultado, os autores identificaram a necessidade de incorporar eventos contemporâneos ao ensino, permitindo que os alunos conectem a teoria às aplicações do mundo real. Isso pode ser uma ferramenta eficaz no ensino, pois proporciona aos alunos uma forma diferente da tradicional de aprender. | - |
Descrição: dc.description | The present work presents the development of a physical simulation on hydrostatic phenomena, using the Python programming language as a basis for future applications in high school physics classes. The motivation for the work came from a news story about the Titan submarine that had a great worldwide impact, and many doubts about the phenomenon of implosion. The choice of the Python language was due to its ease in adding parameters that condition a simulation with more precision. The research methodology includes an introduction to Python programming, the definition of physical constants, the calculation of pressure, and the presentation of different parameters. As a result, the authors identified the need to incorporate contemporary events into teaching, allowing students to connect theory to real-world applications. This can be an effective teaching tool, as it provides students with a different way of learning from the traditional one. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação em Python | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hidrostática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Python Simulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hydrostatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Education | - |
Título: dc.title | Física dos submarinos: explorando a hidrostática com python | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
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