Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barroso, Poliana Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Gilmar Natan Assunção de | - |
Autor(es): dc.creator | Muniz, Susana Parada | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745566 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Os projetos e programas de iniciação à docência trazem resultados positivos, pois possibilitam aos estudantes uma formação enriquecedora e de qualidade. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender o impacto e importância dos projetos e programas de iniciação à docência e sua contribuição para a carreira profissional dos futuros docentes, de forma que possa fortalecer e aplicar em sala de aula os ensinamentos e práticas vivenciadas durante a graduação. Desta forma, foi realizado um levantamento no curso de Ciências Biológicas do IFRO – Campus Guajará-Mirim, Rondônia, para fomentar informações dos egressos e estudantes de licenciatura sobre a temática, por meio da aplicação de questionário online. Os resultados obtidos mostraram que os programas/projetos PIBID, PRP e PROBEN desempenham um papel importante para a formação inicial dos licenciandos, sendo crucial para a construção da identidade docente. Vale destacar a necessidade da ampliação desta pesquisa quanto ao número amostral e em outras instituições de ensino, visando conhecer o real impacto destes programas e projetos na formação inicial das licenciaturas. | - |
Descrição: dc.description | Teaching initiation projects and programs bring positive results, as they provide students with enriching, quality training. From this perspective, the objective of this research is to understand the impact and importance of teaching initiation projects and 4 programs and their contribution to the professional career of future teachers, so that they can strengthen and apply in the classroom the teachings and practices experienced during teaching. graduation. In this way, a survey was carried out in the Biological Sciences course at IFRO - Campus Guajará-Mirim, Rondônia, to provide information from graduates and undergraduate students on the subject, through the application of an online questionnaire. The results obtained showed that the PIBID, PRP and PROBEN programs/projects play an important role in the initial training of undergraduates, being crucial for the construction of teaching identity. It is Worth highlighting the need to expand this research in terms of sample size and in other educational institutions, in order to understand the real impact of these programs and projects on the initial training of undergraduate students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Guajará-Mirim | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciaturas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valorização profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iniciação à docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degrees | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional appreciation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biological Sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initiation to teaching | - |
Título: dc.title | O impacto dos projetos e programas de iniciação à docência para os alunos de graduação das licenciaturas do instituto federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim, RO | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: