Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Maily Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Letícia Brito de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/820 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745563 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo apresenta por meio de pesquisa bibliográfica acontecimentos históricos e fenômenos sociais que ao longo dos séculos provocaram o afastamento da mulher do conhecimento matemático. São discutidas as relações de gênero sob a perspectiva sociológica e como estas produzem fenômenos que afetam o cotidiano escolar e reduzem, de forma equivocada, mulheres a seres superficiais e incapazes de alcançar a racionalidade. Partindo da definição de gênero e de racionalidade e especificando o conhecimento matemático presente nas diversas carreiras, O presente artigo busca evidenciar de que forma a estruturas sociais vigentes afetam a prática educacional que acaba por reforçar os papéis de gênero e afastar mulheres da educação matemática. | - |
Descrição: dc.description | This article presents, through bibliographical research, historical events and social characteristics that over the centuries caused women to distance themselves from mathematical knowledge. Gender relations are discussed from a sociological perspective and how these consequences occurred in everyday school life and wrongly harmed women into superficial beings incapable of achieving rationality. Starting from the definition of gender and rationality and specifying the mathematical knowledge present in different careers, this article seeks to highlight how current social structures affect educational practice, which ends up strengthening gender roles and keeping women away from mathematics education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento Matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afastamento | - |
Título: dc.title | O afastamento da mulher da educação matemática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: