Discalculia no ensino fundamental II: intervenção pedagógica

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Autor(es): dc.contributorAzevedo, Vera Lúcia Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorBarrim, Surma Torejiani da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/652-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745557-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas, no intuito de buscar caminhos para possíveis intervenções pedagógicas no sentido de contribuir no ensino aprendizagem do estudante. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações, baixa autoestima e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Propomos incentivar e motivar o estudante com discalculia em aprender matemática de forma lúdica, utilizando os jogos, pois é uma excelente proposta pedagógica, para atrair e desenvolver o raciocínio lógico matemático, com materiais concretos, sendo possível a realização da aprendizagem de forma significativa.-
Descrição: dc.descriptionThe article presents the main concepts and characteristics of dyscalculia, identifying the specifications of the learning disorder in mathematics. The research was carried out through bibliographic reviews, in order to seek ways for possible pedagogical interventions in order to contribute to student teaching and learning. It was found that this learning disorder is still little known in the educational environment, promoting methodologies that are not suitable for the dyscalculic student, attracting great frustrations, low self-esteem and low school performance. It was identified that the biggest challenge is in how to teach, that is, how to apply methodologies that best meet the specificities of dyscalculic patients. We propose to encourage and motivate the student with dyscalculia to learn mathematics in a playful way, using games, as it is an excellent pedagogical proposal, to attract and develop mathematical logical reasoning, with concrete materials, making it possible to carry out learning in a significant way-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectDiscalculia-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectDyscalculia-
Palavras-chave: dc.subjectLearning disorder-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical intervention-
Título: dc.titleDiscalculia no ensino fundamental II: intervenção pedagógica-
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