Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Tainá Cunha de | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Adeilza Flores | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Silvia Maria Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/397 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745555 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus GuajaráMirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Química. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo buscou fazer um levantamento bibliográfico das publicações que interseccionam a ciência química e suas aproximações com a comunidade indígena. Três eventos foram escolhidos, com base em suas relevâncias nacionais, relacionados à Química, um congresso, o CBQ, um encontro, o ENEQ e um simpósio, o SIMPEQUI. Esses três eventos têm grande prestígio na comunidade acadêmica e científica, onde são esperadas diversificadas temáticas. Buscamos levantar os relatórios que referenciavam a comunidade indígena, esses relatórios abordavam o tema em dois eixos: ensino e/ou sociedade. Portanto, esta proposta consiste metodologicamente em uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo. A análise quantitativa foi realizada por meio de estatística básica e exploratória de natureza descritiva, que objetivou agrupar e relacionar os conhecimentos já produzidos. A análise qualitativa buscou elencar e discutir as temáticas abordadas nas publicações registradas, nas plataformas escolhidas, dividindo as em três eixos: Estratégias pedagógicas: química e os povos indígenas; Química: cotidiano e conteúdo; Tradição indígena, formação docente e o ensino/aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | This article sought to make a bibliographic survey of publications that intersect chemical science and its approaches to the indigenous community. Three events were chosen, based on their national relevance, related to Chemistry, a congress, CBQ, a meeting, ENEQ and a symposium, SIMPEQUI. These three events have great prestige in the academic and scientific community, where diverse themes are expected. We sought to raise the reports that referenced the indigenous community, these reports addressed the issue in two axes: education and/or society. Therefore, this proposal methodologically consists of a quantitative and qualitative research. The quantitative analysis was performed using basic and exploratory statistics of a descriptive nature, which aimed to group and relate the knowledge already produced. The qualitative analysis sought to list and discuss the themes addressed in the registered publications, on the chosen platforms, dividing them into three axes: Pedagogical strategies: chemistry and indigenous peoples; Chemistry: everyday life and content; Indigenous tradition, teacher training and teaching/learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Guajará-Mirim | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Título: dc.title | A química e a cultura indígena no Brasil: um levantamento bibliográfico no CBQ, ENEQ e SIMPEQUI | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: