Ações educativas na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia - Cacoal: reflexões e perspectivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPimenta, Jussara Santos-
Autor(es): dc.creatorCavalcante, Fernanda de Oliveira Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/263-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745551-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta contribuições da Biblioteca escolar e a mediação de leitura aos estudantes, professores e comunidade em geral que por meio de ações educativas, proporciona o incentivo à leitura e afirma um desejo de uma humanidade melhor, em que pessoas têm oportunidades de conhecimento e cultura. Valendo-se do método de pesquisa-ação, busca-se identificar e analisar as ações educativas de incentivo à leitura da Biblioteca escolar cujo o propósito é contribuir na formação de leitores no Instituto Federal de Rondônia Campus - Cacoal. As questões norteadoras da pesquisa são: De que forma os professores e estudantes são beneficiados pelas ações da Biblioteca? Quais possibilidades de ensino e aprendizagem a partir da utilização do acervo da Biblioteca? De que maneira as práticas pedagógicas exercidas pelos bibliotecários atingem e motivam o incentivo à leitura? Partindo destes pontos, a pesquisa tem por objetivo de investigar as estratégias de incentivo à leitura por meio das ações e/ou práticas pedagógicas exercidas pela Biblioteca Escolar e contribuir no cotidiano dos estudantes e professores oportunizando leitura, cultura e conhecimento. O trabalho em si, coloca em evidência o espaço Biblioteca, de forma significativa no cenário dos estudantes de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal, sendo desenvolvido em um ambiente escolar familiar à pesquisadora. Partindo de levantamentos bibliográficos, é visto que a carência de Bibliotecas Escolares ainda faz parte da realidade brasileira, além do silêncio por parte dos profissionais bibliotecários e demais profissionais na área da educação. A pesquisa se atenta a compreender as motivações que os professores e estudantes do Ensino Médio recebem na Biblioteca Escolar do IFRO/Cacoal no que tange leitura e o que se pode fazer para firmar o processo de formação de leitores nesta unidade do IFRO por meio das ações e/ou projetos da Biblioteca Escolar. Com a aplicação das práticas leitoras (ações e/ou projetos da biblioteca), análise e interpretação dos dados, pode-se perceber a importância das práticas biblioteconômicas e pedagógicas no seio escolar - na Biblioteca por meio da mediação de leitura e, principalmente, o poder transformador que a leitura, possui no cotidiano dos estudantes, que os tornam capazes de ser jovens reflexivos e críticos.-
Descrição: dc.descriptionThis research presents the contribution of the school Library and the mediation of reading to students, professors and the community as a whole through educative actions, providing incentive to reading, affirming the desire of a better humanity, where people have the opportunity of knowledge and culture. Using the research-action method, we sought to identify and analyse the educative actions that incentivate the school Library's reading whose purpose is to contribute to the training of readers in the Federal institute of Rondônia Campus - Cacoal. The questions that guide the research are: How are professors and students benefited by the Library's actions? What are the possibilites of learning and teaching from the Library's collection? In which way are the pedagogical practices exercised by the Librarians reach and motivate the incentive to reading? From those points, the research has as an objective investigate the strategies of reading incentive through the actions and/or pedagogical practices exercised by the School Library, contributing to the daily life of students and professors, giving opportunity to reading, culture and knowledge. The work by itself, puts into evidence the Library, in a significant place to the students of the Technical High School of the Federal Institute of Rondônia Campus - Cacoal, being developed in a school environment familiar to the researcher, starting from bibliografic surveys, it is seen that the lack of School Libraries is still part of Brazil's reality, besides the silence on the part of the librarian professionals and other professional from the education field. The research tries to understand the motivations that the teachers and students from high school receive in the School Library from IFRO/Cacoal in terms of reading and what can be done to establish the process of forming readers in this IFRO through action and/or projects from the School Library. With the aplications of reading practices (actions and/or library projects), analysis and data interpreting, we can notice the importance of the pedagogical and librarian practices in the school environment - The library through the mediation of reading and foremost the transforming power that reading possesses on the daily basis of students, turning them into reflexive and critic teenagers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAções de incentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Library-
Palavras-chave: dc.subjectActions to encourage reading-
Palavras-chave: dc.subjectAction research-
Palavras-chave: dc.subjectMediation-
Título: dc.titleAções educativas na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia - Cacoal: reflexões e perspectivas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.