A democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Sandra Monteiro-
Autor(es): dc.creatorLágua, Bruna Brilhante da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/267-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745550-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Física.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa buscou responder à problemática “como o uso das plataformas virtuais afetou o trabalho do docente e o desenvolvimento do discente, no contexto da pandemia da covid-19? Até que ponto houve uma real democratização do conhecimento a partir das ferramentas virtuais disponíveis para o processo que envolve o ensino e a aprendizagem, nesse contexto, se muitos não possuem acesso à internet? ” O artigo busca fomentar discussões e reflexões acerca da democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais, considerando o novo cenário vivenciado por conta da covid-19. Para este estudo, adotou-se a pesquisa qualitativa como opção metodológica e utilizou-se da pesquisa bibliográfica para produzir as discussões. Como resultado, constatou-se que existe um claro direcionamento para que essas plataformas auxiliem positivamente tanto aos alunos quanto aos professores para participarem o processo de construção do conhecimento dentro da sociedade da informação, podendo ser utilizadas de forma assertiva dentro de sala de aula desde que haja uma formação adequada do corpo docente. Contudo, dentre alguns limitadores revelados pelos pesquisadores, tem-se a deficiência de acesso as TICs pela população mais pobre, comprometendo, portanto, o papel da escola como facilitadora e principalmente, o processo da democratização do conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThe research sought to answer the problem "how did the use of audiovisual platforms affect teacher's work and student's development, in the context of COVID19 pandemic? To what extent has there been real democratization of knowledge from virtual tools available for the process that involves teaching and learning, in this context, if many do not have access to the internet?" The article seeks to foster arguments and reflections about the democratization of scientific knowledge in physics through audiovisual platforms, considering the new setting experienced by COVID-19. For this study, it was adopted qualitative research as methodological option and it was used bibliographic research to produce the argument. As a result, it was found that there is a clear direction for these platforms to positively assist both students and teachers, to participate in the process of building knowledge within the information society and can be used assertively in the classroom as long as there is adequate training for the teaching staff. However, some researchers reveal some limitations, such as access deficiency such as ICTs by the poorest population, thus compromising the role of the school as a facilitator and, mainly, the process of democratizing knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Título: dc.titleA democratização do conhecimento científico em física através de plataformas virtuais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.