Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Daniela Giovanini Manuel | - |
Autor(es): dc.creator | Santos Junior, Clenes Gomes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/574 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745547 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. | - |
Descrição: dc.description | O modo como a sociedade vem se organizando estimula o uso de transporte automotor individual, acarretando em problemas no desenvolvimento da mobilidade urbana, isso implica em sinistros de trânsito, vítimas de acidentes, congestionamentos, poluição ambiental e gastos com saúde pública. O desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável é uma das saídas encontradas que permite atender a população de maneira satisfatória, desde que bem planejada, visando melhorar o transporte e diminuir o impacto ao meio ambiente. Diante do exposto, o presente estudo analisou o traçado das vias, a largura das ruas e calçadas, os polos atrativos, buscando-se agregar à via o conforto térmico, segurança e acessibilidade com o objetivo de realizar uma proposta de implantação de rede cicloviária que interligue as regiões de Porto Velho, no intuito de mitigar problemas ocasionados pelo trânsito. Dessa forma, pretende-se trazer segurança para circulação de bicicletas, visando estimular a população a adotar esse meio de transporte, conscientizando de que modais alternativos como o de bicicletas são essenciais para a qualidade de vida. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado uma análise do público de Porto Velho, verificando sua renda etária, sua distribuição socioespacial, seus motivos de locomoção, bem como verificando a frota de veículos existentes e os sinistros de trânsito ocasionados pelos veículos. O trabalho tem o intuito de contribuir fornecendo informações e auxiliando no desenvolvimento da cidade. | - |
Descrição: dc.description | The way society has been organizing itself, stimulating the use of individual motor transport, resulting in problems in the development of urban mobility, this implies traffic accidents, accident victims, congestion, environmental abandonment and public health expenses. The development of sustainable urban mobility is one of the solutions found that allows serving the population in a satisfactory way, as long as it is very intuitive, aiming to improve transport and reduce the impact on the environment. Given the above, the present study analyzes the layout of the roads, the width of the streets and sidewalks, the attractive poles, seeking to add thermal comfort, safety and accessibility to the road with the objective of carrying out a proposal for the implementation of a bicycle network that interconnect with regions of Porto Velho, in order to mitigate problems caused by traffic. In this way, it is intended to bring safety to the circulation of bicycles, aiming to encourage the population to adopt this means of transport, raising awareness that alternative modes such as bicycles are essential for quality of life. For the development of the research, an analysis of the public of Porto Velho was carried out, verifying their age income, their socio-spatial distribution, their reasons for locomotion, as well as verifying the existing vehicle fleet and the traffic accidents caused by the vehicles. The work is intended to contribute by providing information and assisting in the development of the city. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Engenharia Civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade Urbana Sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede Cicloviária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de Vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable Urban Mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cycling Network | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Título: dc.title | Mobilidade urbana: uma proposta de implantação de rede cicloviária em Porto Velho/RO | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: