Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos

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Autor(es): dc.contributorSantos, José Jarlison dos-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745530-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), como uma política pública voltada para a Efetivação do Ensino Profissionalizante. Mesmo com alguns avanços no setor educacional a educação deste segmento ainda é considerada um grande desafio social. Nesse sentido, levantou a problemática: como se institui políticas públicas capazes de garantir a educação como direito fundamental na vida de jovens e adultos? O tema é de grande relevância social, pois, é uma temática que visa reverter o panorama de desigualdade existente no país, considerando que a EJA representa uma oportunidade de inclusão social e educacional para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada. Este estudo é uma revisão de literatura, com abordagens qualitativa e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica, sendo classificada também como pesquisa exploratória. Para o PROEJA cumprir com esses desafios que lhes são imputados, é imprescindível transformar esse Programa em política educacional pública do Estado, porém, a volta às aulas depois de anos fora da escola é a realidade e o desafio de grande parte dos alunos do Proeja. São realidades de pessoas que, com força de vontade, determinação e dedicação, tentam conseguir qualificação para melhorar a vida.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to analyze the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Youth and Adult Education (Proeja), as a public policy aimed at the Effectiveness of Vocational Education. Even with some advances in the educational sector, education in this segment is still considered a major social challenge. In this sense, it raised the issue: how to institute public policies capable of guaranteeing education as a fundamental right in the lives of young people and adults? The theme is of great social relevance, as it is a theme that aims to reverse the existing inequality in the country, considering that EJA represents an opportunity for social and educational inclusion for young people and adults who did not have access to regular education at the appropriate age. This study is a literature review, with qualitative and descriptive approaches, based on bibliographical research, also being classified as exploratory research. For PROEJA to meet these challenges that are imposed on it, it is essential to transform this Program into a public educational policy of the State. These are the realities of people who, with willpower, determination and dedication, try to get qualifications to improve their lives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Guajará-Mirim-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional education-
Título: dc.titleProeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos-
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