Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Hyorran Cristian Paes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745527 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo, intitulado Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio, sob Orientação do Prof. Mauro Guilherme Ferreira Bezerra, apresentado pelo aluno Hyorran Cristian Paes Ferreira a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Física. | - |
Descrição: dc.description | Esse artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de um experimento didático de baixo custo sobre a associação de resistores elétricos para o ensino médio, com o intuito de contextualizar o ensino de física à realidade dos alunos. A escolha de explorar o tema de circuitos elétricos surge da dificuldade dos alunos em compreender fenômenos elétricos, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes. Detalhamos a metodologia, desde a seleção de materiais acessíveis até a montagem dos circuitos em caixas de acrílico. Os resultados indicam que abordagens práticas e experimentais, como a proposta neste estudo, podem ser cruciais para tornar o ensino de Física dinâmico e efetivo, permitindo que os alunos estabeleçam conexões mais sólidas entre a teoria e as aplicações práticas no mundo real. | - |
Descrição: dc.description | This article proposes the development of a low-cost didactic experiment on the association of electrical resistors for high school, with the aim of contextualizing the teaching of physics to the reality of students. The choice to explore the topic of electrical circuits arises from the difficulty of students in understanding electrical phenomena, highlighting the need for more effective strategies. We detail the methodology, from the selection of accessible materials to the assembly of circuits in acrylic boxes. The results indicate that practical and experimental approaches, such as the one proposed in this study, can be crucial to make the teaching of Physics dynamic and effective, allowing students to establish more solid connections between theory and practical applications in the real world. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Associação de resistores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimento didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Association of resistors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic experiment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics education | - |
Título: dc.title | Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: