Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Maily Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alexandro Andreza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745525 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma linhagem histórica do surgimento do conjunto dos números complexos, cuja qual foi feita de maneira bibliográfica, baseando-se em livros, artigos, dissertações e outras literaturas. Em seu desenvolvimento utilizou-se uma metodologia qualitativa, assim como análises das referências. Os objetivos do artigo são esclarecer historicamente os problemas que motivaram estudiosos a desenvolverem a teoria dos números complexos bem como expor a interdisciplinaridade desse conjunto com a geometria, por meio da extração da enésima raiz de um número e a ligação dessas raízes com os vértices de polígonos regulares. Os números complexos surgiram para resolver problemas dentro da própria matemática e foram mais de 200 anos para a ideia ser aceita e matemáticos começarem a operar sem medo de usarem uma ideia considerada absurda. Durante esse tempo, muitos foram os estudiosos que fizeram as suas contribuições para o entendimento desse corpo. Sendo assim, esta pesquisa apresentou a história do surgimento dos complexos e os problemas que incentivaram estudiosos a admitirem que os números reais se faziam insuficientes para as soluções de equações. | - |
Descrição: dc.description | This article presents a historical lineage of the emergence of the set of complex numbers, which was done in a bibliographical way, based on books, articles, dissertations and other literatures. In its development a qualitative methodology was used, as well as analysis of references. The objectives of the article are to clarify historically the problems that motivated scholars to develop the theory of complex numbers, as well as to expose the interdisciplinarity of this set with geometry, through the extraction of the umpteenth root of a number and the connection of these roots with the vertices of regular polygons. Complex numbers emerged to solve problems within mathematics itself and it took more than 200 years for the idea to be accepted and mathematicians began to operate without fear of using an ideia considered absurd. During this time, many scholars have made their contributions to the understanding of this body. Therefore, this research presented the history of the emergence of complexes and the problems that encouraged scholars to admit that real numbers were insufficient for the solutions of equations. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números complexos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complex Numbers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Título: dc.title | Números complexos: história e aplicações geométricas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: