Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Ariane Zambon-
Autor(es): dc.creatorSousa, Eduardo Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/344-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745520-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Vilhena como requisito para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.-
Descrição: dc.descriptionO ensino teórico alinhado à prática é um ideal almejado por muitos formadores em diversos períodos históricos, na busca por instruir profissionais que atendam às demandas sociais e técnico-científicas. Entretanto, este processo continua sendo um desafio contemporâneo pouco alcançado. Mediante a escassez de ambientes que efetivem a formação do ensino prático estudantil, o presente estudo aborda os espaços de criação e experimentação como área produtora da autonomia e protagonismo dos estudantes. Assim, são analisadas estratégias educacionais e estruturas arquitetônicas usualmente empregadas no processo de ensino e aprendizagem, a relação das questões ambientais com a qualidade da aquisição e produção de conhecimento, bem como, as características locais existentes e perfil almejado para os acadêmicos do ensino técnico e superior no IFRO - Campus Vilhena/RO. Através destes elementos foi concebida uma proposta arquitetônica de um espaço estudantil, visando subsidiar experiências e vivências dos alunos na instituição, por meio de uma edificação organizada em três pavimentos, em que pode ser observada a inclusão, principalmente através do acesso universal. Outros recursos são: as conexões entre as edificações existentes, o uso de estratégias de conforto passivo, e as soluções estruturais modulares. Este novo bloco possibilita configurações de ambientes e layouts flexíveis e colaborativos, sendo a mutabilidade do espaço e a disponibilidade de ferramentas, os principais instrumentos desta proposta, estimulando o processo de experimentação, bem como acompanhar necessidades futuras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Arquitetura e Urbanismo-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia Estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço Make-
Título: dc.titleBloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.