Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ariane Zambon | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Eduardo Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/344 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745520 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Vilhena como requisito para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. | - |
Descrição: dc.description | O ensino teórico alinhado à prática é um ideal almejado por muitos formadores em diversos períodos históricos, na busca por instruir profissionais que atendam às demandas sociais e técnico-científicas. Entretanto, este processo continua sendo um desafio contemporâneo pouco alcançado. Mediante a escassez de ambientes que efetivem a formação do ensino prático estudantil, o presente estudo aborda os espaços de criação e experimentação como área produtora da autonomia e protagonismo dos estudantes. Assim, são analisadas estratégias educacionais e estruturas arquitetônicas usualmente empregadas no processo de ensino e aprendizagem, a relação das questões ambientais com a qualidade da aquisição e produção de conhecimento, bem como, as características locais existentes e perfil almejado para os acadêmicos do ensino técnico e superior no IFRO - Campus Vilhena/RO. Através destes elementos foi concebida uma proposta arquitetônica de um espaço estudantil, visando subsidiar experiências e vivências dos alunos na instituição, por meio de uma edificação organizada em três pavimentos, em que pode ser observada a inclusão, principalmente através do acesso universal. Outros recursos são: as conexões entre as edificações existentes, o uso de estratégias de conforto passivo, e as soluções estruturais modulares. Este novo bloco possibilita configurações de ambientes e layouts flexíveis e colaborativos, sendo a mutabilidade do espaço e a disponibilidade de ferramentas, os principais instrumentos desta proposta, estimulando o processo de experimentação, bem como acompanhar necessidades futuras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia Estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço Make | - |
Título: dc.title | Bloco do estudante: protagonismo acadêmico no aprendizado prático, espaço estudantil para o IFRO Campus Vilhena | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: