Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meireles, Marcos Vinícius da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Alessandra Arcos de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/407 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745510 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Guajará – Mirim, como requisito necessário para a obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo objetiva refletir sobre as bases de Formação Inicial Continuada (FIC), a partir de observações cotidianas do Instituto Paulo Saldanha, localizado no município de Guajará-Mirim/RO assim como, refletir sobre possíveis temáticas a serem trabalhadas na escola para minimizar os impactos advindos da pandemia do Coronavírus, proporcionando uma educação escolar inclusiva, participativa e contínua, associado a inserção de ferramentas tecnológicas que possibilitem uma educação de qualidade e significativa ao corpo discente mesmo diante do isolamento social. Esta pesquisa, de caráter exploratório-bibliográfica, evidencia que há diversas maneiras de aprender com diferentes ferramentas tecnológicas, entendendo que há muitos desafios, porém, as mudanças, na maneira de ensinar, podem ser repensadas e os instrumentos pedagógicos podem ir além do livro didático, quadro e pincel. Para Antônio Nóvoa e Francisco Imbernón a formação docente deve ser contínua, dialogada e construída na própria escola enxergando e refletindo a profissão, professor, não como uma vocação ou um sacerdócio, mas uma profissão que deve ser mais valorizada pela sociedade e pelas leis que regem o país. A FIC aponta novas estratégias para proporcionar aulas mais dinâmicas e atrativas aos estudantes e professores sintam-se valorizados, sendo essa valorização não apenas econômica, mas principalmente, social e moral. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to reflect on the bases of Initial Continuing Education (FIC) from daily observations of the Paulo Saldanha Institute, located in the municipality of Guajará-Mirim / RO as well as to reflect on which themes could be worked on in the school to minimize the impacts on Coronavirus pandemy providing an inclusive, participatory and continuous school education associated with the insertion of technological tools that enable quality and meaningful education to the students even in the face of social isolation. This exploratory-bibliographic research shows that it is no longer possible to ignore the different ways of learning with different technological tools, understanding that there are many challenges, however, changes in the way of teaching can be rethought and the pedagogical instruments can go besides the textbook, frame and brush. For Antônio Nóvoa and Francisco Imbernón, teacher education must be continuous, dialogued and built in the school itself, seeing and reflecting the teaching profession not as a vocation or a priesthood, but a profession that should be more valued by society and the laws that govern the country . FIC points out new strategies to provide more dynamic and attractive classes to students and teachers feel valued, being this valuation not only economic, but mainly social and moral. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Guajará-Mirim | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | FIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valorização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valorization | - |
Título: dc.title | Formação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: