Formação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeireles, Marcos Vinícius da Costa-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Alessandra Arcos de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745510-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Guajará – Mirim, como requisito necessário para a obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo objetiva refletir sobre as bases de Formação Inicial Continuada (FIC), a partir de observações cotidianas do Instituto Paulo Saldanha, localizado no município de Guajará-Mirim/RO assim como, refletir sobre possíveis temáticas a serem trabalhadas na escola para minimizar os impactos advindos da pandemia do Coronavírus, proporcionando uma educação escolar inclusiva, participativa e contínua, associado a inserção de ferramentas tecnológicas que possibilitem uma educação de qualidade e significativa ao corpo discente mesmo diante do isolamento social. Esta pesquisa, de caráter exploratório-bibliográfica, evidencia que há diversas maneiras de aprender com diferentes ferramentas tecnológicas, entendendo que há muitos desafios, porém, as mudanças, na maneira de ensinar, podem ser repensadas e os instrumentos pedagógicos podem ir além do livro didático, quadro e pincel. Para Antônio Nóvoa e Francisco Imbernón a formação docente deve ser contínua, dialogada e construída na própria escola enxergando e refletindo a profissão, professor, não como uma vocação ou um sacerdócio, mas uma profissão que deve ser mais valorizada pela sociedade e pelas leis que regem o país. A FIC aponta novas estratégias para proporcionar aulas mais dinâmicas e atrativas aos estudantes e professores sintam-se valorizados, sendo essa valorização não apenas econômica, mas principalmente, social e moral.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to reflect on the bases of Initial Continuing Education (FIC) from daily observations of the Paulo Saldanha Institute, located in the municipality of Guajará-Mirim / RO as well as to reflect on which themes could be worked on in the school to minimize the impacts on Coronavirus pandemy providing an inclusive, participatory and continuous school education associated with the insertion of technological tools that enable quality and meaningful education to the students even in the face of social isolation. This exploratory-bibliographic research shows that it is no longer possible to ignore the different ways of learning with different technological tools, understanding that there are many challenges, however, changes in the way of teaching can be rethought and the pedagogical instruments can go besides the textbook, frame and brush. For Antônio Nóvoa and Francisco Imbernón, teacher education must be continuous, dialogued and built in the school itself, seeing and reflecting the teaching profession not as a vocation or a priesthood, but a profession that should be more valued by society and the laws that govern the country . FIC points out new strategies to provide more dynamic and attractive classes to students and teachers feel valued, being this valuation not only economic, but mainly social and moral.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Guajará-Mirim-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFIC-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectValorização-
Palavras-chave: dc.subjectTraining-
Palavras-chave: dc.subjectTechnologies-
Palavras-chave: dc.subjectValorization-
Título: dc.titleFormação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.