Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alencar, José Inildo | - |
Autor(es): dc.creator | Roque, Gilcirlene Sacchi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/276 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745496 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Rondônia. | - |
Descrição: dc.description | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca auxiliar a construção dos currículos da educação básica, bem como definir as competências essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da sua formação. A BNCC é um documento em processo de implementação, ainda em estudo pelos professores do Brasil. Dessa forma, esta pesquisa visa refletir sobre quais são as propostas de ensino para a matemática no ensino fundamental II apresentadas pela BNCC, identificar as competências específicas estipuladas para a matemática no ensino fundamental II, bem como verificar as perspectivas de aprendizagem em cada unidade temática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. Veremos por meio da exploração das ideias fundamentais da matemática a ordem, variação, equivalência, aproximação, proporcionalidade, interdependência e a representação nas unidades temáticas que é preciso, além de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, saber interpretar e avaliar situações práticas de forma crítica e eticamente e também ser capaz de utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive, tecnologias digitais disponíveis para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento. Essas e outras discussões serão norteadas pelos seguintes teóricos Santos, Costa; Sousa; Cordeiro, Pinto e a própria BNCC. | - |
Descrição: dc.description | The National Curricular Common Base (BNCC) seeks to assist in the construction of basic education curricula and define the essential competences that students must develop throughout their training. It is a document in the process of being implemented, still being studied by teachers from all over Brazil and understanding and knowing its proposals is something necessary. Thus, this bibliographic, basic and exploratory research aims to reflect on what are the teaching proposals for mathematics in elementary school II presented by the BNCC. As well as identifying the specific competences stipulated for mathematics in elementary school II, verifying the learning perspectives in each thematic unit: Numbers, Algebra, Geometry, Quantities and Measures and Probability and Statistics, in which this area of knowledge and its contents are groups and understand the objects of knowledge and skills stipulated for mathematics in this teaching stage. We will see that through the exploration of the fundamental ideas of mathematics, which are order, variation, equivalence, approximation, proportionality, interdependence and representation in thematic units, skills are developed. In addition to building, applying mathematical knowledge, it is necessary to know how to interpret and evaluate practical situations in a critical and ethical way. As well as being able to use mathematical processes and tools, including available digital technologies to model and solve everyday, social problems and other areas of knowledge. The proposals pointed out by the BNCC support the same purpose, to develop mathematically literate individuals, capable of using knowledge, strategies and mathematical tools to understand and act in the world in which they are inserted. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental II | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school II | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposals | - |
Título: dc.title | O ensino de matemática no ensino fundamental, anos finais segundo a Base Nacional Comum Curricular | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: