Acessibilidade e inclusão na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPimenta, Jussara Santos-
Autor(es): dc.creatorAntunes, Cleuza Diogo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/286-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745487-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa apresenta as condições de acessibilidade na Biblioteca do IFRO Campus JiParaná, partindo do pressuposto de que os estudantes com deficiência não frequentam assiduamente a Biblioteca, pois há barreiras para esse acesso o que impedem a autonomia dos mesmos. O objetivo foi avaliar as condições de acessibilidade e colaborar para a construção de uma proposta que instigasse o acesso de usuários com deficiência à Biblioteca do IFRO Campus Ji-Paraná. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa que se dividiu nas seguintes fases: diagnóstico, intervenção e ação. Os instrumentos utilizados para o conhecimento da realidade foram: a análise documental, a observação indireta, o diário de campo, o formulário de avaliação e as entrevistas. Foram avaliadas as dimensões de acessibilidade física e arquitetônica, comunicacional e informacional, instrumental, programática e atitudinal. A falta de transporte coletivo adequado, estacionamento mal sinalizado, sanitários mal adaptados, barreiras na entrada principal e balcão de atendimento, falta de equipamentos e tecnologias adequadas, sinalização precária, falta de servidores capacitados em Libras, inexistência de acervo adaptado e dificuldades para alcance dos livros nas estantes foram indicados como barreiras determinantes para a exclusão dos estudantes com deficiência na Biblioteca. O panorama real de acessibilidade apontado pelos instrumentos serviu de subsídio para a intervenção que aconteceu por meio de discussões entre um grupo cooperativo. As discussões e reflexões dos participantes resultaram na elaboração de propostas de ações de melhoria na acessibilidade do espaço pesquisado. As propostas foram sistematizadas em um Relatório de Avaliação que será encaminhado à administração geral do campus como sugestão para melhorar a acessibilidade e inclusão desse grupo de estudantes na Biblioteca. A avaliação apontou a falta de acessibilidade e possibilitou as discussões e reflexões sobre as ações necessárias para que a Biblioteca se torne acolhedora para os estudantes com deficiência resultando na contribuição para a sua inclusão destes no IFRO/Campus Ji-Paraná. Esta pesquisa pretende suscitar reflexões e ampliar o leque de discussões entre educadores e bibliotecários impulsionando novas buscas por mudanças, uma vez que para reais mudanças nesse cenário é necessária que a consolidação da inclusão seja uma prática crescente e constante para aqueles que estão envolvidos de alguma forma com a educação.-
Descrição: dc.descriptionThis research presents the accessibility conditions in the Library at IFRO - Ji-Paraná campus, based on the assumption that students with disabilities do not attend the Library assiduously because there are barriers to this access that prevent their autonomy. The aim was to evaluate the accessibility conditions and to collaborate on the construction of a proposal that could instigate disabled users’ access to the library at IFRO - Ji-Paraná campus. Action research with a qualitative approach was carried out to achieve the aims proposed and it was divided into the following phases: diagnosis, intervention and action. The instruments used to know the reality were: document analysis, indirect observation, field diary, evaluation form and interviews. The dimensions of physical and architectural, communication and information, instrumental, programmatic and attitudinal accessibility were evaluated. The lack of adequate public transportation, a parking area badly signposted, poorly adapted toilets, main entrance with barriers and help desk, lack of adequate equipment and technologies, poor signage, lack of trained personnel in Libras, lack of adequate collection and difficulties to reach books on the shelves were indicated as determinative barriers to the exclusion of students with disabilities in the Library. The real accessibility perspective indicated by the instruments served as a subsidy for the intervention that happened through discussions between a cooperative group. The discussions and reflections of the participants resulted in the elaboration of improvement action proposals in the accessibility of the space studied. These proposals were systematized in an Evaluation Report that will be forwarded to the general campus administration as a suggestion to improve the accessibility and inclusion of this students group in the Library. The evaluation pointed to the lack of accessibility and made possible the discussions and reflections on the actions necessary for the Library, so it can become welcoming to students with disabilities, resulting in contribution to their inclusion at IFRO - Ji-Paraná Campus. This research intends to stimulate reflection and broaden the range of discussions between educators and librarians, promoting new demands for changes, since for real changes in this scenario it is necessary the consolidation of inclusion be an increasing and constant practice for those who are involved in some way with education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas acessíveis-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectAccessible libraries-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Palavras-chave: dc.subjectDisabled people-
Título: dc.titleAcessibilidade e inclusão na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.