A aprendizagem Matemática por meio de jogos educativos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Irlan Cordeiro de-
Autor(es): dc.creatorPrado, Dayane Rodrigues do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/723-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745481-
Descrição: dc.descriptionEste artigo destaca a relevância do ensino da Matemática através de jogos, enfatizando o papel do professor como mediador na prática educacional. Ao avaliar as habilidades dos alunos, o docente torna a Matemática mais atrativa, conferindo-lhe significado no processo de aprendizagem. A base metodológica deste estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, evidenciando que o uso de jogos em sala de aula pode ser uma ferramenta valiosa, auxiliando os alunos a superar dificuldades. Essa abordagem promove não apenas a diversão durante o aprendizado, mas também a interação entre os alunos e o professor, além de fortalecer o pensamento lógico, essencial na resolução de problemas e cálculos. Os jogos surgem como uma tática pedagógica alinhada aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Sua implementação visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, respaldada tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto em análises de diversos autores. Esta pesquisa destaca as vantagens do uso de jogos no ensino da Matemática, identificando, porém, que as desvantagens estão muitas vezes associadas à postura do professor diante dessa metodologia.-
Descrição: dc.descriptionThis article highlights the relevance of teaching Mathematics through games, emphasizing the role of the teacher as a mediator in educational practice. By assessing students' abilities, the teacher makes Mathematics more engaging, giving it meaning in the learning process. The methodological basis of this study is grounded in bibliographic research, demonstrating that using games in the classroom can be a valuable tool, assisting students in overcoming difficulties. This approach promotes not only fun during learning but also interaction among students and the teacher, while reinforcing logical thinking, essential in problem-solving and calculations. Games emerge as a pedagogical solution aligned with the parameters of the National Common Curricular Base for Mathematics. Their implementation aims to enhance the teaching learning process, supported by both National Curriculum Parameters and analyses from various authors. This research highlights the advantages of using games in Mathematics education, identifying, however, that disadvantages are often associated with the teacher's approach to this methodology-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Título: dc.titleA aprendizagem Matemática por meio de jogos educativos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.