O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ricardo Agum-
Autor(es): dc.creatorLico, Maria Aparecida de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/676-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745476-
Descrição: dc.descriptionTCC - Trabalho de conclusão de curso Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como tema O livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores e busca contextualizar o papel do livro didático nos últimos 30 anos, atingindo períodos anteriores quando lança mão de fatores históricos. Foi possível constatar que o livro didático já desempenhou diversos papeis no âmbito da sala de aula, sempre despertando um leque de sentimentos nos professores. Por muito tempo, os livros didáticos visavam o professor, a participação do aluno não estava prevista. O aluno era o espectador da explanação do mestre. A necessidade de mudar e repensar o processo ensino-aprendizagem colocou um novo olhar sobre o livro didático que passa a ser visto como uma importante política pública no âmbito educacional e além deste, pois seus reflexos atingem fortemente a economia. O desenvolvimento de um país está diretamente associado à educação e não são poucas as possibilidades de políticas públicas nessa área. Assim, como nos demais setores, os governos criam programas e ações visando garantir o acesso à educação para os seus cidadãos. Nesse contexto, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) criado nas primeiras décadas dos anos 1900 foi ampliado e aprimorado, incorporando novos públicos e componentes curriculares, além de outros materiais de apoio à prática educativa, como dicionários e livros didáticos em braile, libras e outros formatos acessíveis. Estudar a importância que o livro didático adquiriu nos últimos anos é relevante para compreender seu papel na sala de aula e no contexto da sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThis work has as its theme The textbook at school: its relevance for students and teachers - and seeks to contextualize the role of the textbook in the last 30 years, reaching previous periods when it makes use of historical factors. It was possible to verify that the textbook has already played several roles within the classroom, always arousing a range of feelings in teachers. For a long time, textbooks were aimed at the teacher, student participation was not foreseen. The student was the spectator of the master's explanation. The need to change and rethink the teaching-learning process has put a new look on the textbook, which is now seen as an important public policy in the educational field and beyond, as its effects strongly affect the economy. The development of a country is directly associated with education and there are many possibilities for public policies in this area. Thus, as in other sectors, governments create programs and actions aimed at guaranteeing access to education for their citizens. In this context, the National Textbook Program (PNLD) created in the first decades of the 1900s was expanded and improved, incorporating new audiences and curricular components, in addition to other materials to support educational practice, such as dictionaries and textbooks in Braille, Libras and other accessible formats. Studying the importance that the textbook has acquired in recent years is relevant to understand its role in the classroom and in the context of society-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPNLD-
Palavras-chave: dc.subjectTextbook-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Palavras-chave: dc.subjectPNLD-
Título: dc.titleO livro didático na escola: sua relevância para alunos e professores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.