Letramento matemático e a Base Nacional Comum Curricular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlencar, José Inildo-
Autor(es): dc.creatorRoque, Gilcirlene Sacchi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745474-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática,-
Descrição: dc.descriptionA matemática é uma ciência que está presente em todos os contextos da vida diária do ser humano, pois estamos inseridos em uma cultura em que os conhecimentos matemáticos se fazem presentes, por meio das situações vivenciadas no meio familiar e social. Visto que, no que diz respeito à matemática para o ensino fundamental a Base Nacional Comum Curricular - BNCC - nos trás uma perspectiva de ensino que tenha compromisso com o letramento matemático, conhecer, analisar e entender as competências e habilidades abordadas pela BNCC que favorecem o letramento matemático, assim como o significado dessa terminologia, é importante para aqueles que estão diretamente relacionados com o ensino da matemática. Sendo assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de uma análise bibliográfica, objetiva conceituar o letramento matemático à luz de alguns dos principais autores que abordam esse tema e de acordo com o que nos traz a BNCC sobre essa temática, assim como apresentar a importância da BNCC como instrumento de formação de alunos letrados matematicamente. Entendendo que a BNCC preocupa-se e enfatiza a importância do desenvolvimento do letramento matemático e com suas competências e habilidades busca o desenvolvimento do raciocínio, da argumentação e da comunicação, que são competências fundamentais do letramento matemático.-
Descrição: dc.descriptionMathematics is a science that is present in all contexts of human daily life, as we are inserted in a culture in which mathematical knowledge is present, through situations experienced in the family and social environment. Since, with regard to mathematics for elementary education, the National Common Curricular Base - BNCC - brings us a teaching perspective that is committed to mathematical literacy, to know, analyze and understand the skills and abilities addressed by the BNCC that favor the Mathematical literacy, as well as the meaning of this terminology, is important for those directly related to the teaching of mathematics. Therefore, this qualitative research, through a bibliographic analysis, aims to conceptualize mathematical literacy in the light of some of the main authors who approach this theme and according to what the BNCC brings us on this theme, as well as to present the importance of the BNCC as a training tool for mathematically literate students. Understanding that the BNCC is concerned with and emphasizes the importance of developing mathematical literacy and with its skills and abilities, it seeks to develop reasoning, argumentation and communication, which are fundamental competences of mathematical literacy-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLetratamento matemático-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências e habilidades-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical literacy-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectCompetencies and abilities-
Título: dc.titleLetramento matemático e a Base Nacional Comum Curricular-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.