Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alencar, José Inildo | - |
Autor(es): dc.creator | Roque, Gilcirlene Sacchi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/678 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745474 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática, | - |
Descrição: dc.description | A matemática é uma ciência que está presente em todos os contextos da vida diária do ser humano, pois estamos inseridos em uma cultura em que os conhecimentos matemáticos se fazem presentes, por meio das situações vivenciadas no meio familiar e social. Visto que, no que diz respeito à matemática para o ensino fundamental a Base Nacional Comum Curricular - BNCC - nos trás uma perspectiva de ensino que tenha compromisso com o letramento matemático, conhecer, analisar e entender as competências e habilidades abordadas pela BNCC que favorecem o letramento matemático, assim como o significado dessa terminologia, é importante para aqueles que estão diretamente relacionados com o ensino da matemática. Sendo assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de uma análise bibliográfica, objetiva conceituar o letramento matemático à luz de alguns dos principais autores que abordam esse tema e de acordo com o que nos traz a BNCC sobre essa temática, assim como apresentar a importância da BNCC como instrumento de formação de alunos letrados matematicamente. Entendendo que a BNCC preocupa-se e enfatiza a importância do desenvolvimento do letramento matemático e com suas competências e habilidades busca o desenvolvimento do raciocínio, da argumentação e da comunicação, que são competências fundamentais do letramento matemático. | - |
Descrição: dc.description | Mathematics is a science that is present in all contexts of human daily life, as we are inserted in a culture in which mathematical knowledge is present, through situations experienced in the family and social environment. Since, with regard to mathematics for elementary education, the National Common Curricular Base - BNCC - brings us a teaching perspective that is committed to mathematical literacy, to know, analyze and understand the skills and abilities addressed by the BNCC that favor the Mathematical literacy, as well as the meaning of this terminology, is important for those directly related to the teaching of mathematics. Therefore, this qualitative research, through a bibliographic analysis, aims to conceptualize mathematical literacy in the light of some of the main authors who approach this theme and according to what the BNCC brings us on this theme, as well as to present the importance of the BNCC as a training tool for mathematically literate students. Understanding that the BNCC is concerned with and emphasizes the importance of developing mathematical literacy and with its skills and abilities, it seeks to develop reasoning, argumentation and communication, which are fundamental competences of mathematical literacy | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letratamento matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências e habilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencies and abilities | - |
Título: dc.title | Letramento matemático e a Base Nacional Comum Curricular | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: