A importância da matemática no ensino fundamental II para o desenvolvimento sustentável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Arilson-
Autor(es): dc.creatorLima, Wiliam Rafael de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/724-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745472-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa aborda sobre a contribuição plausível da disciplina de matemática e a sua relação com a sustentabilidade, já que a área de exatas, tem o papel de calcular, quantificar e integrar a utilização dos produtos e o impacto ambiental por meio de informações numéricas, além disso, demonstram a relevância da interpretação e da construção de gráficos, tabelas e outros, assim, o docente deve ser o principal mediador do ensino e constituir cuidados com o meio ambiente e com a natureza. O presente estudo teve como objetivo destacar a importância da Matemática no Ensino Fundamental II para o desenvolvimento sustentável. Os resultados alcançados demonstraram que a Matemática tem papel importante no ensino e nas práticas da sustentabilidade, visto, que através os discentes podem aprender as consequências boas e ruins de suas atitudes no meio onde vive. Conclui-se, que as escolas de educação básica têm papel fundamental no ensino da Matemática em conjunto com a sustentabilidade, assim, o docente deve nortear os estudantes a praticarem ações que influenciem diretamente na sociedade. Portanto, é imprescindível disseminar preceitos e ter atitudes adequadas para levar em consideração a relevância da sustentabilidade ambiental, especialmente para despertar nesses indivíduos um posicionamento crítico de ideias e atividades que visem a construção de uma sociedade sustentável, já que a Matemática pode levar o aluno a refletir através dos cálculos como as mudanças climáticas, a dispensação do lixo no local inadequado, dentre outras, podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente.-
Descrição: dc.descriptionThis research addresses the plausible contribution of the mathematics discipline and its relationship with sustainability, since the exact area has the role of calculating, quantifying and integrating the use of products and the environmental impact through numerical information, in addition to Furthermore, they demonstrate the relevance of interpreting and constructing graphs, tables and others, thus, the teacher must be the main mediator of teaching and provide care for the environment and nature. The present study aimed to highlight the importance of Mathematics in Elementary School II for sustainable development. The results achieved demonstrated that Mathematics plays an important role in the teaching and practices of sustainability, as through students they can learn the good and bad consequences of their attitudes in the environment where they live. It is concluded that basic education schools have a fundamental role in teaching Mathematics in conjunction with sustainability, therefore, the teacher must guide students to carry out actions that directly influence society. Therefore, it is essential to disseminate precepts and have appropriate attitudes to take into account the relevance of environmental sustainability, especially to awaken in these individuals a critical positioning of ideas and activities aimed at building a sustainable society, since Mathematics can lead the student to reflect through calculations how climate change, disposing of waste in inappropriate locations, among others, can cause irreversible damage to the environment.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectInterdiscipl-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School-
Título: dc.titleA importância da matemática no ensino fundamental II para o desenvolvimento sustentável-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.