Costurando Saberes - Novas Perspectivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRicardo Valim-
Autor(es): dc.creatorSoares, Domingos Perpetuo Alves et. al.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/746-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745469-
Descrição: dc.descriptionEste livro é resultado do Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, teve como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas.-
Descrição: dc.descriptionApós o período pandêmico, constatamos impactos na saúde mental da comunidade escolar, ocasionando ansiedade, confusão mental, depressão, sentimentos de isolamento, falta de perspectivas, baixa expectativas com o amanhã. Infere-se que o estado letárgico no interior das instituições de ensino, ocorre em virtude da readaptação à vida normal, resguardadas as proporções, do que seja um novo normal. Difícil seguir em frente, diante das perdas de entes queridos, exaustão, baixa produtividade no trabalho, na academia, este adoecimento é difícil de dimensionar, precisaremos redimensionar nossos currículos a partir de novos elementos que se incorporaram sem permissão ao cotidiano escolar. As ações escolares tornaram-se minimalistas, há um desassossego e um sentimento de incerteza para onde caminhar. Retomar as discussões sobre a importância da formação humanística para a formação da sociedade é imprescindível. São notórios os ataques vorazes aos currículos escolares, a proliferação de cursos que fomentam a aceleração da formação cidadã e profissional e que se resumem a poucos momentos de interação entre os professores e alunos; impactam consideravelmente na formação dos brasileiros e na resiliência das pessoas ao lidarem com conflitos e adversidades citadas nas ideias preliminares deste texto.-
Descrição: dc.descriptionAfter the pandemic period, we found impacts on the mental health of the school community, causing anxiety, mental confusion, depression, feelings of isolation, lack of prospects, low expectations for tomorrow. It is inferred that the lethargic state within educational institutions occurs due to the readaptation to normal life, safeguarding the proportions, of what is a new normal. It is difficult to move on, in the face of the loss of loved ones, exhaustion, low productivity at work, in the gym, this illness is difficult to measure, we will need to resize our curricula based on new elements that have been incorporated without permission into the school routine. School actions have become minimalist, there is a restlessness and a feeling of uncertainty where to go. It is essential to resume discussions on the importance of humanistic formation for the formation of society. The voracious attacks on school curricula, the proliferation of courses that foster the acceleration of citizenship and professional training and that are limited to a few moments of interaction between teachers and students are notorious; They have a considerable impact on the education of Brazilians and on people's resilience when dealing with conflicts and adversities mentioned in the preliminary ideas of this text.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSeven Publicações Acadêmicas-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Engenharia Química-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity in education-
Título: dc.titleCosturando Saberes - Novas Perspectivas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.