Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerrete, Jaqueline Aida-
Autor(es): dc.creatorMateus, Géssica Karen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/674-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745466-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado com fins de desenvolvimento e cumprimento do artigo cientifico para o curso de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática Lato Senso, Vilhena-RO-
Descrição: dc.descriptionEstudos no campo de Engenharia e Educação Matemática indicam que os estudantes de Engenharia encontram muitas dificuldades em seus cursos de Matemática nos primeiros anos de estudo. As matrizes curriculares de muitos cursos de Engenharia contemplam, nos seus primeiros semestres, disciplinas básicas de Matemática do Ensino Superior. Por exemplo, na Engenharia Civil, disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico são detentoras de altas taxas de retenção e, em muitos casos, resultar em abandono do curso. São inúmeros fatores que podem contribuir para a dificuldade no ensino de Matemática no curso de Engenharia Civil, tais como: défice no ensino básico, a metodologia de ensino-aprendizagem, a dificuldade cognitiva dos alunos desenvolverem habilidades para o desenvolvimento do cálculo matemático, entre outros. Sabendo dessas dificuldades. para este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de plano de ensino para um curso de nivelamento de Matemática com conceitos básicos para que os estudantes do curso de Engenheira Civil possam desenvolver habilidades de cálculo presentes durante sua vida profissional-
Descrição: dc.descriptionStudies in the field of Engineering and Maths Education indicate that engineering estudents research many difficulties in their Maths courses in the first years of study. The curricular matrices of many Engineering courses include, in their first semesters, basic subjects of Mathematics in Higher Education. For example, in Civil Engineering, subjects such as Differential and Integral Calculus, Linear Algebra and Numerical Calculus have high retention rates and, in many cases, result in dropouts from the course. There are numerous factors that can contribute to the difficulty in teaching Mathematics in the Civil Engineering course, such as: deficit in basic education, the teaching-learning methodology, the cognitive difficulty of students developing skills for the development of math calculation, among others . Knowing these difficulties. for this work, the objective was to prepare a proposal for a teaching plan for a leveling course in Mathematics with the basic concepts so that students of the Civil Engineering course can develop calculus skills present during their professional life.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia civil-
Palavras-chave: dc.subjectNivelamento-
Palavras-chave: dc.subjectMath teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCivil Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectLevelling-
Título: dc.titleEnsino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.