CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Áurea Sandra-
Autor(es): dc.creatorStefanuto, Vanderlei A.-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Diego Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745460-
Descrição: dc.descriptionAtravés do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.-
Descrição: dc.descriptionThroughout the Professional Master’s in Professional and Technological Education in the National Network (PROFEPT), it was performed a bibliografic and documental study focused in Sciency, Techonology, Society and Enviroment (CTSA). The research tried to show up the really begining of CTSA approaches with the High School Technical Professional Education (EPTNM) integrated to Basic Education. Besides discuss scientific technological literacy based on CTSA, taking in to consideration that Sciency and Tecnology can not only free human being from hard work but also be ideological instrument of destruction of other human bening and also planet. The research has shown that the CTSA contributions focused to Integral Human Education in the EPTNM, because the focus referred has progressista and liberative basis, for having in its essence the critical and citizen Education, forming people of planetary consiousness.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationv. 1, n. 23, e11832;-
Palavras-chave: dc.subjectciência-
Palavras-chave: dc.subjectconscientização-
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectsociedade-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional education-
Palavras-chave: dc.subjectSociety-
Título: dc.titleCTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários-
Título: dc.titleCTSA in Integrated high school as liberating and building practice for planetary citizens-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.