Dificuldade em incluir aulas práticas no ensino de ciências do ensino fundamental I das escolas públicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerrete, Jaqueline Aida-
Autor(es): dc.creatorCôra, Letícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/677-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745457-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Pós- Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática apresentado ao IFRO- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus Vilhena, como requisito parcial à conclusão do Curso de Pós-Graduação-
Descrição: dc.descriptionAs aulas práticas são ferramentas que contribuem com o ensino da ciência, despertando o senso crítico, a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo estudo. Essa pesquisa, visa o interesse por saber quais ferramentas utilizadas para realização de aulas práticas e principalmente a dificuldade que os professores encontram para as realizações dessas aulas. Sabe-se que o modelo tradicional de ensino, onde as ferramentas não são utilizadas é ainda, amplamente utilizado por muitos educadores. Nas nossas escolas públicas, não são suficientes a aprendizagem dos estudantes, ou seja, as aulas práticas na disciplina de ciências são fundamentais para o ensino da área, pois permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias, possibilitados pela observação, experimentação, comparação, estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos. Podendo ser trabalhadas nas aulas de práticas experimentais, em busca do incentivo à curiosidade, o respeito à diversidade de opiniões, a persistência na busca de informações e de provas obtidas por meio de investigação. Percebe se assim uma necessidade dessas aulas práticas e a importância das mesmas para o processo de ensino-aprendizagem. Com as bibliografias disponíveis pode-se entender e relatar o quanto é importante a realização de atividades práticas no ensino de ciências.-
Descrição: dc.descriptionPractical classes are tools that contribute to the teaching of science, awakening critical sense, curiosity, imagination and interest in study. This research aims at the interest in knowing which tools are used to carry out practical classes and especially the difficulty that teachers find in carrying out these classes. It is known that the traditional teaching model, where tools are not used, is still widely used by many educators. In our public schools, student learning is not enough, that is, practical classes in the science discipline are fundamental for teaching the area, as they allow the investigation, communication and debate of facts and ideas, made possible by observation, experimentation, comparison, establishment of relationships between facts or phenomena. It can be worked on in experimental practice classes, in search of encouraging curiosity, respect for the diversity of opinions, the persistence in the search for information and evidence obtained through investigation. It is clear that this is the need for these practical classes and their importance for the teaching-learning process. With the available bibliographies, it is possible to understand and report how important it is to carry out practical activities in science teaching-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAulas práticas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPractical classes-
Palavras-chave: dc.subjectTeching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleDificuldade em incluir aulas práticas no ensino de ciências do ensino fundamental I das escolas públicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.