Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Leiva Custódio-
Autor(es): dc.creatorCosta, Valeria Calixto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/650-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745456-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo submetido a Revista Científica Semana Acadêmica - ISSN 2236-6717 Conforme a NBR 6023:2002. Transformando o ensino de Química: Experiências com o construtivismo piagetiano no PIEX do IFRO, apresentado a Coordenação de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química.-
Descrição: dc.descriptionA química é uma disciplina fundamental para entender e solucionar problemas do mundo real, no entanto, muitos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) encontram dificuldades para aprender e se interessar pela matéria. Este artigo relata uma experiência realizada no âmbito do Projeto Integrador de Extensão (PIEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com foco na abordagem mais lúdica e participativa do ensino de Química. Utilizando metodologias ativas e concepções do Construtivismo Piagetiano, o projeto buscou proporcionar atividades objetivando melhorar a aprendizagem dos alunos, especificamente aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi possível perceber ao longo do desenvolvimento do projeto que as abordagens inovadoras, lúdicas, ativas que envolvem o desenvolvimento de trabalho de forma coletiva, em cooperação torna o ensino da Química mais envolvente e eficaz, promovendo resultados positivos na compreensão e no engajamento dos alunos. Os conteúdos abordados por meio de metodologias que contemplavam as concepções piagetianas, alcançaram os objetivos propostos.-
Descrição: dc.descriptionChemistry is a fundamental discipline for understanding and solving real-world problems. However, many students in Adult Education (EJA) face challenges in learning and developing an interest in the subject. This article reports on an experience conducted within the scope of the Integrated Extension Project (PIEX) at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rondônia (IFRO), focusing on a more playful and participatory approach to teaching Chemistry. Using active methodologies and concepts from Piagetian Constructivism, the project aimed to provide activities aimed at improving the learning of students, specifically those in Adult Education. Throughout the development of the project, it became evident that innovative, playful, and active approaches that involve cooperative work make the teaching of Chemistry more engaging and effective, leading to positive outcomes in student comprehension and engagement. Contents covered through methodologies that embraced Piagetian concepts achieved the proposed objectives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSemana Academica-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectConstrutivismo-
Palavras-chave: dc.subjectPIEX-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectAdult Education-
Palavras-chave: dc.subjectConstructivism-
Palavras-chave: dc.subjectPIEX-
Título: dc.titleTransformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.