Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Leiva Custódio | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Valeria Calixto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745456 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo submetido a Revista Científica Semana Acadêmica - ISSN 2236-6717 Conforme a NBR 6023:2002. Transformando o ensino de Química: Experiências com o construtivismo piagetiano no PIEX do IFRO, apresentado a Coordenação de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Química. | - |
Descrição: dc.description | A química é uma disciplina fundamental para entender e solucionar problemas do mundo real, no entanto, muitos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) encontram dificuldades para aprender e se interessar pela matéria. Este artigo relata uma experiência realizada no âmbito do Projeto Integrador de Extensão (PIEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com foco na abordagem mais lúdica e participativa do ensino de Química. Utilizando metodologias ativas e concepções do Construtivismo Piagetiano, o projeto buscou proporcionar atividades objetivando melhorar a aprendizagem dos alunos, especificamente aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi possível perceber ao longo do desenvolvimento do projeto que as abordagens inovadoras, lúdicas, ativas que envolvem o desenvolvimento de trabalho de forma coletiva, em cooperação torna o ensino da Química mais envolvente e eficaz, promovendo resultados positivos na compreensão e no engajamento dos alunos. Os conteúdos abordados por meio de metodologias que contemplavam as concepções piagetianas, alcançaram os objetivos propostos. | - |
Descrição: dc.description | Chemistry is a fundamental discipline for understanding and solving real-world problems. However, many students in Adult Education (EJA) face challenges in learning and developing an interest in the subject. This article reports on an experience conducted within the scope of the Integrated Extension Project (PIEX) at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rondônia (IFRO), focusing on a more playful and participatory approach to teaching Chemistry. Using active methodologies and concepts from Piagetian Constructivism, the project aimed to provide activities aimed at improving the learning of students, specifically those in Adult Education. Throughout the development of the project, it became evident that innovative, playful, and active approaches that involve cooperative work make the teaching of Chemistry more engaging and effective, leading to positive outcomes in student comprehension and engagement. Contents covered through methodologies that embraced Piagetian concepts achieved the proposed objectives. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Semana Academica | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIEX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructivism | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIEX | - |
Título: dc.title | Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: