Desafios e perspectivas da docência na educação básica em tempos de pandemia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Paulla Vieira-
Autor(es): dc.creatorSilva, José Bento da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/704-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745454-
Descrição: dc.descriptionArtigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionDevido à pandemia do novo coronavírus, houve a necessidade em adaptar a rotina a nova realidade. No ensino, uma das alternativas foi substituir atividades presenciais por aulas remotas. Com a adoção dessa estratégia, muitas dificuldades foram enfrentadas por toda comunidade escolar. Diante desse cenário, levantou-se a seguinte questão norteadora: Quais foram os principais desafios enfrentados por professores das escolas estaduais e municipais da cidade de Colorado do Oeste - RO em tempos de pandemia? Além disso, quais são as perspectivas dos professores nesse novo cenário de pós-pandemia, com a volta do ensino presencial. Nesse contexto, o presente trabalho buscou investigar essas questões, utilizando como método a execução de questionários para professores de cinco escolas públicas da cidade de Colorado do Oeste. Os resultados mostraram que a tecnologia é uma aliada na educação a distância e que muitos docentes não se mostraram preparados para essa realidade. A desigualdade social é um grande problema, que dificultou o acesso à educação de qualidade de muitos alunos e possivelmente muitas estratégias terão que ser repensadas para que a volta ao ensino presencial seja de qualidade. Além de professores que não tivessem acesso a formação continuada implicando no bom desenvolvimento do ensino remoto-
Descrição: dc.descriptionDue to the new coronavirus pandemic, there was a need to adapt the routine to the new reality. In teaching, one of the alternatives was to replace face-to-face activities with remote classes. With the adoption of this strategy, many difficulties were faced by the entire school community. In view of this scenario, the following guiding question was raised: What were the main challenges faced by teachers of state and municipal schools in the city of Colorado do Oeste - RO in times of a pandemic? Also, what are the perspectives of teachers in this new post-pandemic scenario, with the return of face-to-face teaching. In this context, the present work sought to investigate these questions, using as a method the execution of questionnaires for teachers of five public schools in the city of Colorado do Oeste. The results showed that technology is an ally in distance education and that many teachers were not prepared for this reality. Social inequality is a major problem, which has made it difficult for many students to access quality education and possibly many strategies will have to be rethought so that the return to face-to-face teaching is of quality. In addition to teachers who did not have access to continuing education, implying the good development of remote teaching-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Colorado do Oeste-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Título: dc.titleDesafios e perspectivas da docência na educação básica em tempos de pandemia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.