Educação inclusiva: ensino da matemática para crianças com TEA no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Sirley Leite-
Autor(es): dc.creatorAmorim, Juliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/251-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745453-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva abordar de forma didática sobre o ensino de matemática para alunos com TEA no ensino fundamental a fim de compreender e interpretar as peculiaridades que venham existir no processo de ensino e aprendizagem de alunos com TEA, e os métodos, técnicas e o apoio pedagógico necessário. Frente ao atual debate sobre inclusão escolar a escola tem um papel muito importante na educação de alunos com necessidades especiais, e isso demanda propostas educacionais eficazes e o uso de tecnologia, inclusive assistiva que venha servir como referencial para os profissionais que tenham alunos com essas características em sala de aula. Para formarmos uma visão crítica do tema, foram consultadas fontes documentais, informações gerais acerta do Transtorno do Espectro Autista, sua definição, características, além de fatores que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades escolares por pessoas com autismo. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, o que levantou hipóteses sobre a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas para alunos autistas. As pesquisas que contemplam esse levantamento bibliográfico, indicam que há a necessidade de novas investigações para validar os procedimentos desenvolvidos e que busquem métodos promissores do ensino de matemática para alunos com TEA.-
Descrição: dc.descriptionThis Course Conclusion (TCC) work aims to approach in a didactic way the teaching of mathematics to students with ASD in elementary school in order to understand and interpret the peculiarities that may exist in the teaching and learning process of students with ASD, and the methods, techniques and the necessary pedagogical support. In view of the current debate on school inclusion, the school has a very important role in the education of students with special needs, and this requires effective educational proposals and the use of technology, including assistive technology that will serve as a reference for professionals who have students with these characteristics. in the classroom. In order to form a critical view of the theme, documentary sources were consulted, general information on Autistic Spectrum Disorder, its definition, characteristics, as well as factors that may contribute to the development of school skills by people with autism. A bibliographic survey was conducted on the topic, which raised hypotheses about the lack of research aimed at developing mathematical skills for autistic students. The researches that contemplate this bibliographic survey, indicate that there is a need for new investigations to validate the developed procedures and that look for promising methods of teaching mathematics for students with ASD.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectAutistic Spectrum Disorder-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Título: dc.titleEducação inclusiva: ensino da matemática para crianças com TEA no ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.