Determinação espectrofotométrica da constante de ionização ácida de indicadores ácido-base: metodologias para o ensino superior de química

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Autor(es): dc.contributorVale, Luiz Américo da Silva do-
Autor(es): dc.creatorMorais, Kleyton Junior Gomes de Morais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/693-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745440-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ji-Paraná, como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Licenciado em Química-
Descrição: dc.descriptionUm dos fenômenos mais fundamentais observados em soluções químicas é a ionização parcial de eletrólitos fracos. No estudo da físico-química os cálculos envolvendo a constante de equilíbrio, bem como a constante de ionização são indispensáveis, porém, esta prática acaba sendo esquecida. Este artigo objetivou a aplicação de diferentes metodologias para determinar espectrofotometricamente a constante de ionização ácida (pKa) de indicadores. Para a análise foram utilizados vermelho de metila, azul de bromotimol e antocianina de repolho roxo. Para determinação das concentrações foi utilizada a Lei de Lambert-Beer correlacionando a absorbância a uma concentração fracionária, utilizando um espectrofotômetro UV-Vis. Para determinar o valor de pKa foram adotadas três diferentes metodologias: aplicação em uma equação de Henderson-Hasselbalch; aplicação em gráfico de log vs pH; e utilização de gráfico de fração molar vs valores de pH. Os valores de pKa para o vermelho de metila estimados foram aproximadamente 5,05±0,02, para o azul de bromotimol foram aproximadamente 7,10±0,02 e para a antocianina do repolho roxo foram 3,80±0,02 para pK1 e 10,00±0,02 para pK2. Os valores das constantes de ionização ácida estimadas para o vermelho de metila e o azul de bromotimol foram satisfatórios, pois estão muito próximos do valor teórico, ou mesmo coincidem exatamente com ele.-
Descrição: dc.descriptionOne of the most fundamental phenomena observed in chemistry solutions is the partial ionization of weak electrolytes. In physical chemistry study the calculations involving the equilibrium constant as well as the ionization constant are indispensable, although, this practice ends up being forgotten. This article objectified the application of different methodologies to determine spectrophotometrically the acid ionization constant (pKa) of indicators. For the analysis were used methyl red, bromothymol blue and anthocyanin from red cabbage. To determinate the concentrations was used the Lambert-Beer Law, using a UV-Vis spectrophotometer. To determinate the pKa value were adopted three different methodologies: applying in a Henderson-Hasselbalch equation; applying in a graph of the log vs pH; and using a graph of the molar fraction vs pH. The values of pKa to methyl red estimated were about 5.05±0.02, to bromothymol blue were about 7.10±0.02 and to the red cabbage anthocyanin was 3.80±0.02 to pK1 and 10.00±0.02 to pK2. The values of the acid ionization constants estimated for methyl red and bromothymol blue were satisfactory, as they are very close to the theorical value, or even coincided exactly with it.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Palavras-chave: dc.subjectFísico-Química-
Palavras-chave: dc.subjectpKa-
Palavras-chave: dc.subjectRepolho-roxo-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectpKa-
Palavras-chave: dc.subjectRed cabbage-
Título: dc.titleDeterminação espectrofotométrica da constante de ionização ácida de indicadores ácido-base: metodologias para o ensino superior de química-
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