Teoria e prática na lei de resfriamento de Newton

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarboza, Claudemir Miranda-
Autor(es): dc.creatorPereira, Ivaneide Magali do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/252-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745431-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade monografia apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionO estudo das Equações Diferenciais é de fundamental importância nas aplicações e resoluções de problemas em diversas ciências, inclusive nas que envolvem a Lei de Resfriamento de Newton. Este trabalho apresenta uma abordagem teórica de Equações Diferenciais, em particular na Lei de Resfriamento de Newton através da relação entre teoria e prática. Essa união é de fundamental importância no ensino da matemática, pois modifica atitudes, posturas, gera críticas e reflexões na construção do conhecimento dos educandos. No texto é definido inicialmente o conceito, as características, o contexto histórico e as aplicações das Equações Diferenciais. Também ocorre a definição, a história e aplicações da Lei de Resfriamento de Newton, e posteriormente há a aplicação e análise de uma situação-problema envolvendo teoria e prática. O que se espera neste trabalho é estimular o entendimento das Equações Diferenciais, em particular da Lei de Resfriamento de Newton, com a intenção de ser simples e compreensível, a fim de demonstrar como o aprendizado pode se tornar prazeroso quando se consegue unir aplicações teóricas com situações relacionadas ao cotidiano.-
Descrição: dc.descriptionThe study of Differential Equations is of fundamental importance in the applications and resolutions of problems in several sciences, including those that involve Newton's Law of Cooling. This work presents a theoretical approach of Differential Equations, in particular in Newton's Law of Cooling through the relation between theory and practice. This union is of fundamental importance in the teaching of mathematics, since it modifies attitudes, postures, generates criticisms and reflections in the construction of the knowledge of learners. In the text is defined initially the concept, the characteristics, the historical context and the applications of the Differential Equations. There is also the definition, history and applications of Newton's Law of Cooling, and later there is the application and analysis of a problem situation involving theory and practice. What is expected in this work is to stimulate the understanding of Differential Equations, in particular Newton's Cooling Law, with the intention of being simple and comprehensible, in order to demonstrate how learning can become pleasurable when it is possible to unite theoretical applications with situations related to daily life.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEquações Diferenciais-
Palavras-chave: dc.subjectLei de Resfriamento de Newton-
Palavras-chave: dc.subjectPrática-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria-
Palavras-chave: dc.subjectDifferential Equations-
Palavras-chave: dc.subjectNewton's Cooling Law-
Palavras-chave: dc.subjectPractice-
Palavras-chave: dc.subjectTheory-
Título: dc.titleTeoria e prática na lei de resfriamento de Newton-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.