Transformações metodológicas da Educação Matemática: estudo de norteadores práticos e viabilidade do jogo “Susto Real”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSyryczyk, Edilberto Fernandes-
Autor(es): dc.creatorMelo, Willian Jhonis Antunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/685-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745426-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, requisito para obtenção do título de Licenciado em Matemática, apresentado à banca de defesa junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Campus Vilhena-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Matemática é uma prática que requer contínua análise de cenários, tendências e envolvidos. Evidencia-se que práticas de fixação de conhecimento e avaliação demonstram-se temáticas sensíveis, uma vez que correntes clássicas e contemporâneas do ensino perpassam tal tema e docentes apresentam dúvidas em adoções metodológicas e respectivo desenvolvimento em sala de aula, harmonizando demandas horárias e formativas. Assim, propõe-se compreender as transformações das tendências metodológicas e pontos de integração, a partir de estudos teóricos, desenvolvidos com análises qualitativas de artigos publicados na última década, extraídos da base de busca Google Acadêmico e aplicação de um questionário e objeto instrucional digital para docentes e discentes do Ensino Fundamental II de uma escola estadual de Vilhena - RO. Com o desenvolvimento deste estudo verificou-se que estudantes demonstram interesse em explorar metodologias inovadoras de ensino, ao passo em que compreendem a importância de práticas tradicionais para a aprendizagem da Matemática. Quanto à visão docente, verificou-se que o seguimento de norteadores metodológicos mostra-se mais viável do que a adoção de apenas uma tendência ou corrente metodológica. Ademais, foi possível compreender as transformações metodológicas da área da Educação Matemática, a partir de diferentes mecanismos de classificação, sendo observados pontos de integração, a partir de objetivos de ensino e aprendizagem, que podem ser explorados com moldes tecnológicos contemporâneos, contornando limitantes práticos relacionados à prática docente em sala de aula, ou, de acordo com o conteúdo ou contexto a ser explorado, instrumentos tradicionais, desde que justificados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogo-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias-
Palavras-chave: dc.subjectSusto Real-
Título: dc.titleTransformações metodológicas da Educação Matemática: estudo de norteadores práticos e viabilidade do jogo “Susto Real”-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.