Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Syryczyk, Edilberto Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Willian Jhonis Antunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/685 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745426 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, requisito para obtenção do título de Licenciado em Matemática, apresentado à banca de defesa junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Campus Vilhena | - |
Descrição: dc.description | O ensino de Matemática é uma prática que requer contínua análise de cenários, tendências e envolvidos. Evidencia-se que práticas de fixação de conhecimento e avaliação demonstram-se temáticas sensíveis, uma vez que correntes clássicas e contemporâneas do ensino perpassam tal tema e docentes apresentam dúvidas em adoções metodológicas e respectivo desenvolvimento em sala de aula, harmonizando demandas horárias e formativas. Assim, propõe-se compreender as transformações das tendências metodológicas e pontos de integração, a partir de estudos teóricos, desenvolvidos com análises qualitativas de artigos publicados na última década, extraídos da base de busca Google Acadêmico e aplicação de um questionário e objeto instrucional digital para docentes e discentes do Ensino Fundamental II de uma escola estadual de Vilhena - RO. Com o desenvolvimento deste estudo verificou-se que estudantes demonstram interesse em explorar metodologias inovadoras de ensino, ao passo em que compreendem a importância de práticas tradicionais para a aprendizagem da Matemática. Quanto à visão docente, verificou-se que o seguimento de norteadores metodológicos mostra-se mais viável do que a adoção de apenas uma tendência ou corrente metodológica. Ademais, foi possível compreender as transformações metodológicas da área da Educação Matemática, a partir de diferentes mecanismos de classificação, sendo observados pontos de integração, a partir de objetivos de ensino e aprendizagem, que podem ser explorados com moldes tecnológicos contemporâneos, contornando limitantes práticos relacionados à prática docente em sala de aula, ou, de acordo com o conteúdo ou contexto a ser explorado, instrumentos tradicionais, desde que justificados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Susto Real | - |
Título: dc.title | Transformações metodológicas da Educação Matemática: estudo de norteadores práticos e viabilidade do jogo “Susto Real” | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: