Geoespaço: uma forma lúdica de concretizar o ensino da geometria espacial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarboza, Claudemir Miranda-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Vane Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/214-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745410-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade monografia apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata – se em propor ao 8° ano do ensino fundamental, o estudo da geometria espacial, que por sua vez, é um diversificado conteúdo sendo contemplado principalmente, na área da matemática, onde trás consigo várias formas e representações diante do cotidiano da sociedade. Com isso o intuito é de, ao levar este estudo para a sala de aula utilizar o apoio de materiais concretos para assim, conseguir cativar nos alunos o interesse pelo o que esta sendo proposto e adquirir uma compreensão além do abstrato. Desta forma, o professor ao planejar a sua aula é importante que busque obter o auxílio de ao menos um material concreto que tenha essa habilidade de satisfazer o processo de ensino e aprendizagem. Nesta análise, o material concreto aqui proposto para agregar no ensino do professor e ainda, na aprendizagem do estudante perante a instrução da geometria espacial é o material geoespaço, uma vez que, é de fácil manuseio e ampla aplicabilidade. Com base nisso é apresentada ainda, duas atividades: uma dinâmica de jogo para a fixação do conteúdo estudado e promover momentos mais divertidos e significativos. E outra atividade baseada em uma lista de exercícios onde os alunos desenvolverão o conhecimento na prática sobre o assunto abordado.-
Descrição: dc.descriptionThe present work deals with proposing to the 8th year of elementary education, the study of spatial geometry, which in turn, is a diversified content being contemplated mainly, in the area of mathematics, where it brings with it various forms and representations in the face of everyday of society. With this, the intention is, when taking this study to the classroom, to use the support of concrete materials, so as to be able to captivate in students the interest in what is being proposed and to acquire an understanding beyond the abstract. In this way, the teacher when planning his class is important to seek the help of at least one concrete material that has this ability to satisfy the teaching and learning process. In this analysis, the concrete material proposed here to aggregate in the teacher's teaching and also, in the student's learning before the instruction of spatial geometry is the geospatial material, since it is easy to handle and widely applicable. Based on that, two activities are also presented: a game dynamic to fix the studied content and promote more fun and meaningful moments. And another activity based on a list of exercises where students will develop knowledge in practice on the subject covered.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria espacial-
Palavras-chave: dc.subjectGeoespaço-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectSpatial geometry-
Palavras-chave: dc.subjectGeospatial-
Título: dc.titleGeoespaço: uma forma lúdica de concretizar o ensino da geometria espacial-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.