O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorValim, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorTelles, Lívia Catarina Matoso dos Santos-
Autor(es): dc.creatorMoret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Marlene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745409-
Descrição: dc.descriptionArtigo publicado como capitulo do livro: Consturando Saberes - Novas Perspectivas, na Editora Seven, por servidores da UNIR e IFRO- Campus porto Velho Calama.-
Descrição: dc.descriptionDepois de muitos séculos os povos originários estão cada vez mais ganhando voz e vez em uma multiplicidade de espaços digitais, estabelecendo novas fronteiras de conexões e de saberes para além do que um dia possa ter sido imaginado. Esses povos têm se dedicado a uma nova forma de demarcação, uma demarcação digital por via dos meios de comunicação. Neste sentido, se torna indispensável que os povos originários busquem fazer a apropriação destes espaços acadêmico-intelectuais para criar novos laços de uma profunda identidade que visa uma virada epistêmica e normativa na sociedade. Superando exatamente aquele modus operandi cognitivo que descarta o pensamento das minorias ancestrais e estabelece como dogma a sua própria autorreferencialidade, com pretensões de universalidade.-
Descrição: dc.descriptionAfter many centuries, the native peoples are increasingly gaining a voice and a place in the a multiplicity of digital spaces, establishing new frontiers of connections and knowledge for beyond what may have ever been imagined. These peoples have dedicated themselves to a new way of demarcation, a digital demarcation through the media. In this sense, it is essential that the native peoples seek to make appropriation of these academic-intellectual spaces to create new bonds of a deep identity that aims to an epistemic and normative turn in society. Overcoming exactly that modus operandi that discards the thinking of ancestral minorities and establishes its own dogma as a dogma. self-referentiality, with pretensions of universality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSeven Publicações Acadêmicas-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Engenharia Química-
Palavras-chave: dc.subjectImpério cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectPaidéia-
Palavras-chave: dc.subjectCOGNITIVE EMPIRE-
Palavras-chave: dc.subjectINTERCULTURAL EDUCATION-
Palavras-chave: dc.subjectPAIDEIA-
Título: dc.titleO fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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