O marketing como ferramenta na melhoria do serviço público: uma revisão bibliográfica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMesquita, Alan Andrade-
Autor(es): dc.creatorPessoa, Wanderson Milad-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745401-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo apresentar a ferramenta do marketing no serviço público , demonstrar sua necessidade premente de mudanças, haja vista empregar o modelo da administração pública gerencial adotada no Brasil com aspectos visíveis já na década de 90. Esse interesse também tem contagiado as instituições públicas, mesmo que de forma lenta, alguns gestores têm buscado implementar as ferramentas do marketing no momento de desenvolver políticas públicas para a sociedade. Assim, pretendeu-se construir um ensaio teórico expondo algumas questões pertinentes à temática da comunicação e marketing público, com foco na administração pública brasileira. Para tanto, se partiu da seguinte questão de pesquisa: qual o papel que a comunicação e o marketing podem assumir na melhoria do setor público? Como objetivo geral buscou-se compreender o papel que a comunicação e o marketing podem assumir na melhoria do desempenho do setor público e no desenvolvimento da sociedade. Além disso, o estudo contribui para identificar as inovações da comunicação e marketing no setor público.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to present the marketing tool in the public service, demonstrating its pressing need for changes, considering the use of the managerial public administration model adopted in Brazil with visible aspects already in the 90s. This interest has also spread to institutions public policies, even if slowly, some managers have sought to implement marketing tools when developing public policies for society. Thus, the aim was to construct a theoretical essay exposing some issues pertinent to the theme of public communication and marketing, with a focus on Brazilian public administration. To this end, we started with the following research question: what role can communication and marketing play in improving the public sector? The general objective was to understand the role that communication and marketing can play in improving the performance of the public sector and the development of society. Furthermore, the study contributes to identifying communication and marketing innovations in the public sector.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectPublic service-
Palavras-chave: dc.subjectSocial media-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Management-
Título: dc.titleO marketing como ferramenta na melhoria do serviço público: uma revisão bibliográfica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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