A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Wesden Almeida-
Autor(es): dc.creatorNunes, Jéssica Guaquereba-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Suelem Patrícia Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/318-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745398-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia ou Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta análises acerca da efetividade dos cursinhos preparatórios como complemento ao ensino médio, aborda aspectos da educação na região Norte. Notou-se que os cursinhos preparatórios surgem como uma alternativa de melhoria na aprendizagem do ensino médio, muitas vezes, defasada, percebe-se no texto que não se pode negar o baixo desempenho das escolas na região Norte, especialmente no que diz respeito ao ensino médio. As metodologias utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica e coleta de dados no site do INEP onde foram elaborados gráficos para esta pesquisa, na qual buscamos o aporte teórico dos autores: Domingues et al (2000), Mitrulis e Penin (2006), Bourdieu (2007), dentre outros. Os resultados evidenciam que há uma significativa melhora no aprendizados dos alunos que adentram os cursinhos preparatórios, bem como apontam o problema da defasagem do ensino médio em toda a região norte do Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents analyzes about the effectiveness of preparatory courses as a complement to secondary education, approaches aspects of education in the North region. It was noted that preparatory courses appear as an alternative for improving secondary education learning, often outdated, it is clear in the text that the low performance of schools in the North region cannot be denied, especially with regard to teaching. medium. The methodologies used were: bibliographic research and data collection on the INEP website where graphs were created for this research, in which we sought the theoretical contribution of the authors: Domingues et al (2000), Mitrulis and Penin (2006), Bourdieu (2007 ), among others. The results show that there is a significant improvement in the learning of students who enter the preparatory courses, as well as pointing out the problem of lag in secondary education throughout the northern region of Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Guajará-Mirim-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCursos preparatórios-
Palavras-chave: dc.subjectRegião Norte-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectPreparatory courses-
Palavras-chave: dc.subjectNorth régio-
Título: dc.titleA efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.