
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Veloso, José Miguel Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Malcher, Maria Ataide | - |
| Autor(es): dc.creator | Araujo, Manoel Silvino Batalha de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:04:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:04:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2957 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745218 | - |
| Descrição: dc.description | Depoimento do professor Manoel Leite Carneiro, que compõe uma série de entrevistas produzidas em virtude da comemoração dos 60 anos da Faculdade de Matemática da UFPA. Manoel Carneiro foi aluno da primeira turma de bacharelado e licenciatura do curso de Matemática da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belém, graduando-se também em Engenharia Civil. Na UFPA foi professor, Chefe do Departamento de Matemática e coordenador do curso de Matemática. A entrevista evidencia como a trajetória e o trabalho desenvolvido por Manoel Carneiro trouxeram importantes contribuições para o aperfeiçoamento e o amadurecimento da Faculdade de Matemática da UFPA. Em seu relato, o professor resgata memórias da instituição nas décadas de 1950, 1960 e 1970. Destaca as dificuldades e lutas para a implementação da pós-graduação stricto sensu na Faculdade de Matemática e relembra como os professores eram envolvidos com a universidade e com o ensino. Manoel Carneiro pontua também na entrevista, aspectos que precisam ser melhorados no ensino de Matemática. | - |
| Formato: dc.format | 01h21min07seg | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons | - |
| Direitos: dc.rights | Universidade Federal do Pará, 2014. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Faculdade de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 60 anos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trajetória profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória da Faculdade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expectativas para o Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra | - |
| Título: dc.title | O curso de Matemática na UFPA - 60 anos de história (1954-2014): Entrevista com o Professor Manoel Leite Carneiro | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFPA Multimídia | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: