Ser preto em páginas brancas: análise de ilustrações do processo de evolução da espécie humana em livros didáticos de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraujo, Fabricio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T15:22:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T15:22:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744863-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho analisa ilustrações relacionadas ao ensino de história sobre o tema do processo de evolução da espécie humana em cinco livros didáticos. O critério de escolha foi a disponibilidade de acesso ao material. Nosso problema foi a identificação de imagens que simbolizam a minimização e a invisibilidade de pessoas negras nessas ilustrações. Nosso objetivo é identificar a presença da branquitude como elemento estrutural em sua confecção. Especificamente, perceber se a Lei 10.639/2003 altera esse panorama visual e ampliar a disponibilidade de material de apoio didático. O recorte temporal está centrado entre os anos de 2002 e 2014, ou seja, antes e depois da promulgação dessa Lei. Nossa fonte primária são os livros didáticos selecionados a partir de minha trajetória como professor de história da Fase Final do Ensino Fundamental nas redes públicas de ensino. O percurso teórico-metodológico está estruturado na revisão bibliográfica dos principais quadros teóricos que fundamentam as discussões sobre legislação educacional brasileira, basicamente, PCNs, Lei 10.639/2003 e BNCC; no estudo da semiótica para análise das ilustrações, questões sobre o uso de imagens na educação e na dimensão propositiva, elaboraremos um manual como material de apoio paradidático voltado para a formação pedagógica de professoras e professores da disciplina de história, denominado, “Como ler imagens para educação étnico-racial”, com o propósito de servir como subsídio para análise desse tipo ilustração. Nesse aspecto, também serve como um suporte para qualificação de professores e professoras na identificação de estratégias de minimização e/ou invisibilidade o continente africano e seus representantes no material de trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdiscriminaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Título: dc.titleSer preto em páginas brancas: análise de ilustrações do processo de evolução da espécie humana em livros didáticos de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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