Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BERENICE NEIDE DE SOUZA SIMÕES, ZIONICE GARBELINI MARTOS RODRIGUES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-17T18:09:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-17T18:09:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | LIVRETO – MALETA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744513 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto intitulado 'Maleta da Educação Matemática' foi escolhido por ser uma forma de material físico, adequado ao contexto hospitalar, onde crianças e adolescentes raramente têm acesso à internet. Este material palpável, físico e lúdico foi escolhido para oportunizar o aprendizado, ao mesmo tempo proporcionando diversão e reflexão. Esta maleta apresentou um kit elaborado a partir das ações executadas durante as atividades do projeto, específico para as faixas etárias das crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, de oito (8) a quinze (15) anos, inseridos em situações de vulnerabilidade hospitalar. O kit da Maleta da Educação Matemática foi utilizado com crianças e adolescentes internados, permitindo o desenvolvimento de conceitos matemáticos. Para o levantamento da pesquisa contou-se com a quantidade de quinze (15) crianças e adolescentes internados na faixa etária de oito (8) a quinze (15) anos; bem como seus familiares que foram no total de quinze (15) e ainda contou com a participação da equipe de enfermagem. O produto educacional desenvolvido foi a Maleta de Educação Matemática. Os resultados alcançados evidenciaram contribuições acerca do desenvolvimento daqueles que se encontram internados ou realizando algum tratamento que os impeça de estar, mesmo que momentaneamente, no ambiente escolar regular. Além disso, faz-se necessário, no entanto que, as autoridades educacionais e de saúde apoiem a criação e manutenção de Classes Hospitalares para auxiliar todos aqueles que se encontram afastados dos bancos escolares. Dessa forma, a atenção integral dos pacientes será melhor oportunizada para que possam retornar às escolas e dar continuidade aos seus estudos. O jogo de tabuleiro é uma ótima estratégia de ensino-aprendizagem, focando no desenvolvimento de atividades práticas. Ele permite que os praticantes desenvolvam atividades lúdicas, oportunizando a interação e o conhecimento de forma eficaz e mostrando resultados positivos, tais como motivação, persistência, curiosidade, atenção, atitude, entre outras formas de aprendizado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 371 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tabuleiro. Matemática. Jogo. Ludicidade. Aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | MALETA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LIVRETO - MALETA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.pdf | 370,84 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744513/2/LIVRETO - MALETA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons