MALETA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBERENICE NEIDE DE SOUZA SIMÕES, ZIONICE GARBELINI MARTOS RODRIGUES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-17T18:09:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-17T18:09:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-12-
identificador: dc.identifier.otherLIVRETO – MALETA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744513-
Resumo: dc.description.abstractO produto intitulado 'Maleta da Educação Matemática' foi escolhido por ser uma forma de material físico, adequado ao contexto hospitalar, onde crianças e adolescentes raramente têm acesso à internet. Este material palpável, físico e lúdico foi escolhido para oportunizar o aprendizado, ao mesmo tempo proporcionando diversão e reflexão. Esta maleta apresentou um kit elaborado a partir das ações executadas durante as atividades do projeto, específico para as faixas etárias das crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, de oito (8) a quinze (15) anos, inseridos em situações de vulnerabilidade hospitalar. O kit da Maleta da Educação Matemática foi utilizado com crianças e adolescentes internados, permitindo o desenvolvimento de conceitos matemáticos. Para o levantamento da pesquisa contou-se com a quantidade de quinze (15) crianças e adolescentes internados na faixa etária de oito (8) a quinze (15) anos; bem como seus familiares que foram no total de quinze (15) e ainda contou com a participação da equipe de enfermagem. O produto educacional desenvolvido foi a Maleta de Educação Matemática. Os resultados alcançados evidenciaram contribuições acerca do desenvolvimento daqueles que se encontram internados ou realizando algum tratamento que os impeça de estar, mesmo que momentaneamente, no ambiente escolar regular. Além disso, faz-se necessário, no entanto que, as autoridades educacionais e de saúde apoiem a criação e manutenção de Classes Hospitalares para auxiliar todos aqueles que se encontram afastados dos bancos escolares. Dessa forma, a atenção integral dos pacientes será melhor oportunizada para que possam retornar às escolas e dar continuidade aos seus estudos. O jogo de tabuleiro é uma ótima estratégia de ensino-aprendizagem, focando no desenvolvimento de atividades práticas. Ele permite que os praticantes desenvolvam atividades lúdicas, oportunizando a interação e o conhecimento de forma eficaz e mostrando resultados positivos, tais como motivação, persistência, curiosidade, atenção, atitude, entre outras formas de aprendizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent371 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTabuleiro. Matemática. Jogo. Ludicidade. Aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleMALETA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons