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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Vinícius Barros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rigolon, Rafael Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-12T13:57:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-12T13:57:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oficina de ensino de Biologia e Programação como Processing | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744301 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tecnologias digitais têm o potencial de se tornar ferramentas educacionais essenciais nas escolas, desde que sejam utilizadas de forma eficaz em sala de aula, indo além do simples fornecimento de acesso. No primeiro estudo realizamos uma pesquisa bibliográfica para examinar o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica. A análise revelou um aumento notável na produção de artigos sobre o tema nos últimos três anos, com expectativas de crescimento contínuo, especialmente devido ao contexto de ensino remoto. No entanto, a maioria dos estudos ainda se concentra nas áreas de Ciências gerais e Matemática, com uma notável falta de pesquisa no ensino de Física e Química. Além disso, os trabalhos tendem a enfocar turmas do Ensino Médio em escolas públicas, adotando metodologias centradas no aluno. Em seguida, analisamos artigos relacionados ao ensino de programação para alunos do ensino médio, identificando tendências e desafios. A maioria dos estudos examinados empregou o uso de plataformas como Scratch e Arduino, principalmente em escolas públicas da Paraíba. Entre os principais problemas identificados estão altas taxas de abandono, carga horária insufi- ciente, sobrecarga dos monitores e infraestrutura inadequada. Estratégias de trabalho em grupo e programação em duplas foram sugeridas como possíveis soluções para consolidar conceitos e reduzir a evasão. Por fim, exploramos a integração da programação no ensino de biologia para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, buscando tornar os conceitos biológicos mais acessíveis e compreensíveis. Utilizando a linguagem de programação Processing, a pesquisa demonstrou que o uso de programação ajudou os alunos a entender conceitos como diferenças entre organismos procarióticos e eucarióticos e a importância da membrana plasmática. Além disso, os participantes demonstraram maior interesse na programação e sua aplicabilidade na visualização de estruturas biológicas. Esses resultados destacam a eficácia das abordagens interdisciplinares que combinam programação e biologia para aprimorar o envolvimento e a compreensão dos alunos. Juntos, esses estudos sublinham a necessidade de uma abordagem integrada e eficiente para incorporar tecnologias digitais na educação, adaptando-se às novas demandas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais; Educação Básica; Pogramação; Integração | pt_BR |
Título: dc.title | Oficina de ensino de Biologia e Programação como Processing | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto (2).pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744301/2/Produto (2).pdfDownload |
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