ENSINO DE HISTÓRIA E INCLUSÃO DE ESTUDANTE AUTISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA - BAHIA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Edson Liberato da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-09T11:53:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-09T11:53:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E INCLUSÃO DE ESTUDANTE AUTISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744106-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um diálogo entre o ensino de História e a educação inclusiva com estudante autista. Trouxe como objetivo geral compreender como o trabalho realizado no colégio para assegurar a inclusão de estudante autista influenciou a concepção do ensino de História na escola. Autoras da área de ensino de História como Fenelon (1982), Monteiro (2001), Schmidt (2004), Bittencourt (2009), Fonseca (2010), foram basilares nesta jornada, da mesma maneira, as obras de Mantoan (2003, 2005), Glat (2009) e Freire (2011), foram setas seguras que sinalizaram caminhos possíveis de serem seguidos rumo a inclusão escolar. Orrú (2012, 2016), constitui-se em leitura profícua sobre as potencialidades de aprendizagem dos estudantes autistas seguindo os eixos de interesse. Encontramos em Yin (2001), Bardan (1977), André (2013), Flick (2009), suporte científico para trilharmos nosso caminho metodológico. Constatamos por meio da análise de conteúdo aos dados obtidos em entrevistas semiestruturadas e questionários aos colaboradores desta pesquisa de metodologia qualitativa do tipo estudo de caso único, que, a concepção de ensino de História do professor conduziu o mesmo a lançar um olhar para o estudante autista, retirando-o da invisibilidade em ambiente que, segundo os marcos normativos, era pra ser livre de processos de exclusão. As ações desenvolvidas por uma comissão de acolhimento e inclusão existente na unidade de ensino, afetou a prática do docente sujeito da investigação, trazendo para o caminho da aprendizagem, a afetividade como estratégia mediadora na construção de conhecimento. A falta de formação em educação especial ou inclusiva para lecionar em sala de aula com alunos com deficiência, assim como em outras dissertações e teses, foi presente também neste texto, reforçando a necessidade de trabalhos acadêmicos que tenham como objeto de estudo, práticas de ensino voltadas a assegurar oportunidades de aprendizagem para todos. Como produto final ou solução mediadora de aprendizagem, apresentamos um e-book com uma proposta de ensino interdisciplinar numa perspectiva inclusiva intitulado: Projeto inclusão para autonomia: Uma proposta de uma escola para diversidade. https://heyzine.com/flip-book/e243969884.html#page/12pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação inclusiva; Autismo.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E INCLUSÃO DE ESTUDANTE AUTISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA - BAHIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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